• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/04/2006
Últimas Notícias

Escola Estadual de Guarujá elege Grêmio Estudantil

Campanha eleitoral envolveu quatro chapas formadas por quinze alunos em cada uma e durou três meses Nada menos do que cinco nomes para ocupar diferentes cargos serão escolhidos este ano […]

Campanha eleitoral envolveu quatro chapas formadas por quinze alunos em cada uma e durou três meses

Nada menos do que cinco nomes para ocupar diferentes cargos serão escolhidos este ano pelos eleitores brasileiros: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Toda vez que vamos às urnas, surge o mesmo questionamento: o brasileiro sabe votar? O assunto é polêmico, mas extremamente importante.

Na Escola Estadual Professor Emídio José Pinheiro, em Guarujá, um dos mais importantes exercícios de cidadania se tornou realidade – ainda que dentro da realidade escolar – no último dia 18: todos os alunos de 1ª a 4ª séries foram às urnas para eleger os próximos integrantes do Grêmio Estudantil Elos do Saber.

Não basta vencer, é preciso saber governar

O trabalho começou no início do ano. Alunos e professores da escola se uniram para realizar, na prática, uma verdadeira aula de democracia, sem deixar de lado princípios como a ética e a cidadania. Coube aos educadores explicar a importância do Grêmio, o papel que ele exerce, e a responsabilidade política que ele representa. Uma comissão de professores ajudou os integrantes das chapas a estabelecer os temas a serem usados na campanha como prioridades, projetos, e mudanças que eles poderiam fazer na realidade escolar caso fossem os vencedores.

Saem os partidos, entram as chapas

Quatro chapas – cada uma com 15 integrantes – foram montadas com alunos das terceiras e quartas séries. Durante todo o período de campanha os presidentes de chapa se organizaram para apresentar projetos e defender as plataformas de campanha. Um dia após a ida às urnas ocorreu a apuração dos votos. A vencedora foi a chapa Inter-Alunos, preferida pela maioria dos alunos.

A posse

A chapa eleita tomou posse no último dia 20. Durante a cerimônia todos os componentes foram apresentados aos colegas. “Em cada estudante que seguia até a mesa para assinar a ata de posse, sentimentos como alegria e emoção eram visíveis nos rostos dos vencedores”, conta a diretora, Tânia Cristina Pereira de Mello. Tânia disse ainda que “as mesmas alegrias e emoções se estendem aos gestores da unidade escolar, orgulhosos por despertar e incentivar o exercício da cidadania entre os alunos”.

Tradição

Esta não é a primeira vez que a Emídio José Pinheiro trabalha a questão da eleição. Em 2004, ela foi a primeira escola de 1ª a 4ª série da diretoria de ensino de Santos a formar o Grêmio Estudantil. “E a cada ano o número de crianças interessadas em participar da gestão da escola vem aumentando”, explica a diretora.

A vida que imita a arte – ou vice versa

Um dia depois dos alunos da Escola Estadual Emídio José Pinheiro, em Guarujá, elegerem os novos integrantes do Grêmio Estudantil, estreou no Teatro Municipal de Santos a peça teatral Mac & Beth – Eleição e Confusão na Pequeno Rei. Inspirado no clássico Macbeth, de William Shakespeare, o espetáculo usa o drama do autor inglês como pano de fundo para a história de um grupo de alunos de escola pública às vésperas da eleição à presidência do Grêmio Estudantil.

Oportunidade perfeita para discutir valores como ética, honestidade, companheirismo, espírito de cooperação, solidariedade, verdade. A narrativa, no entanto, é conduzida de forma lúdica e bem humorada, intercalando cenas, coreografias e canções, muitas delas conhecidas do grande público.

A opinião da educadora

Para quem acabou de realizar uma eleição do Grêmio Estudantil de verdade, a chance de poder contar com a arte para difundir valores como ética, justiça e honestidade. “Acho maravilhoso. A idéia da peça é ótima”, revela a diretora Tânia Cristina Pereira de Mello.

Mais sobre a peça

O assunto é sério, mas a narrativa é conduzida de forma lúdica e bem humorada, intercalando cenas, coreografias e canções, muitas delas conhecidas do grande público. A adaptação é assinada pelos atores Regina Vieira e Ronaldo Fernandis, que também integram o elenco do espetáculo. “A idéia de adaptar Macbeth, de Shakespeare, veio num momento em que sentimos a necessidade de discutir questões ligadas à formação do ser humano. E mais. Que não é preciso passar por cima de tudo e de todos para se chegar aonde se quer”, explica Ronaldo. Regina também aposta no teatro como forma de educar, e não apenas divertir. “Nossa função como artistas é aproveitar o palco para formar não só platéias como também o cidadão”, conta a atriz e autora. A direção é de Miriam Vieira. Contatos com a Cia TRILHA podem ser feitos pelos telefones (11) 9885.2181 / (11) 3262.5380 / (11) 8331.9489. E-mails: macbeth.ciatrilha@uol.com.br ou ronfernadis@uol.com.br