• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/11/2002
Últimas Notícias

Escola estadual de Guarulhos é finalista no concurso “O Brasil dos Meus Olhos”

A EE Profa. Izabel Ferreira dos Santos – Dona Belinha, localizada em Guarulhos, é a única unidade de ensino do município finalista do concurso “O Brasil dos Meus Olhos”. O […]

A EE Profa. Izabel Ferreira dos Santos – Dona Belinha, localizada em Guarulhos, é a única unidade de ensino do município finalista do concurso “O Brasil dos Meus Olhos”. O concurso aberto para alunos e professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes públicas e privadas de todo Brasil consiste na produção de uma foto e de um texto, com título, de dez linhas que expressem sua visão e seu sentimento em relação ao Brasil. A ação, desenvolvida pela Fiat Automóveis tem por objetivo formar um panorama sociológico do País a partir de fotografias e textos elaborados pelos jovens.

A unidade inscreveu 8 trabalhos e o selecionado foi da aluna Adriana Pascoal, da 1ª série do Ensino Médio/Educação de Jovens e Adultos. São 262 trabalhos finalistas de um total de 31.366 inscritos de todo o Brasil. Entre os finalistas estão 35 trabalhos de 30 escolas da rede estadual de São Paulo.

A aluna Adriana Pascoal, sob orientação da profa. Elizabeth de M. Monteiro, fez uma foto do Teatro Municipal Nelson Rodrigues, localizado no bairro Vila Galvão/Guarulhos. No pequeno teatro estão sendo desenvolvidas várias atividades culturais. No texto, a aluna destaca que apesar de existir no Brasil grande dificuldade de acesso à cultura, ainda é possível ter encontrá-la num bairro de periferia.

Segundo a diretora da escola, profa. Ana Maria Baptista Alves, é uma grande vitória para a unidade o fato de ter uma finalista no concurso e ressalta que todos os trabalhos inscritos são de ótima qualidade. A diretora declara que essa conquista premia o empenho da equipe pedagógica, que está desenvolvendo trabalho de reestruturação da unidade e resgate da auto-estima dos alunos. Neste ano, com os recursos enviados pela Secretaria da Educação para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, os alunos e professores instalaram uma rádio interna – a Rádio Ativa – com programação musical e notícias da escola. Na biblioteca da unidade foram instalados móveis novos. A escola ainda contará com brinquedoteca para alunos de 1ª à 4ª série e com a instalação de laboratório de informática para o próximo ano.

Premiação

Os trabalhos dos professores e estudantes são analisados por uma comissão de jurados formados por fotógrafos, sociólogos, cineastas, críticos de arte, jornalistas, educadores e especialistas da área social.

Os 100 trabalhos que melhor representarem, em seu conjunto (foto, título e texto), o olhar que os jovens têm do País serão publicados num livro coletânea, contendo uma análise sociológica dos conteúdos. Entre esses, seis alunos-autores e seis professores orientadores dos melhores trabalhos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão premiados com máquinas fotográficas digital e viagem cultural para Salvador de três dias, com direito a acompanhante. A escola que enviou o maior número de trabalhos irá receber uma câmara fotográfica digital e um troféu. O resultado do concurso será definido no final de novembro.