quarta-feira, 12/12/2018

Escola Estadual de Guarulhos escolhe Tomie Ohtake como patronesse

Evento realizado na última segunda (10) marcou a alteração de nome da E.E. Parque Continental Gleba 1 para o da artista

Além de apresentações musicais, alunos expuseram trabalhos inspirados nas obras de Tomie Ohtake

Toda escola carrega identidade, memórias e tradições que são passadas de geração para geração. Em muitos casos, ela ainda possui um valor e um significado muito grande para a história do bairro e da cidade.

Em Guarulhos, a Escola Estadual Parque Continental Gleba 1 enxergou a importância de deixar uma marca na vida da comunidade escolar. Para isso, surgiu a ideia de escolher um nome, que até então fazia referência ao bairro onde está localizada, que condissesse com o espírito da unidade.

A partir de então, a direção começou a organizar junto à comunidade grupos para pensar em possíveis patronos para a escola. “Cada segmento propôs um nome de uma personalidade, explicando sua história e o porquê ela deveria ser escolhida. Em seguida, fizemos uma votação”, afirma a vice-diretora, Sirlei dos Santos Gonçalves.

Entre os votados, o vencedor foi o de Tomie Ohtake, artista plástica japonesa naturalizada brasileira reconhecida internacionalmente por obras abstracionistas. Segundo a vice-diretora, o nome de Tomie carrega um peso muito grande para os trabalhos desenvolvidos dentro da escola.

“Temos um olhar muito forte para a arte e os talentos. Isso é tudo o que ela representa. Muitos de nossos alunos apresentam esse dom artístico”, completa.

Evento e descerramento da placa

Embora a unidade carregue o nome da artista desde agosto, a cerimônia de alteração e descerramento da placa aconteceu na última segunda-feira, 10 de dezembro. O evento contou com a presença de personalidades do Instituto Tomie Ohtke, entre elas, Ricardo Ohtake, filho e atual presidente da entidade.

“Foi um evento muito emocionante e todos se sentiram acolhidos. O Instituto ainda abriu as portas para a escola”, comenta a dirigente regional de ensino de Guarulhos Norte, Vera Lucia Curriel, que também esteve presente.

Na ocasião, os alunos realizaram apresentações musicais e expuseram trabalhos de desenho e pintura desenvolvidos sob a orientação da professora de artes Roberta Ragonha.

“Quando descobrimos que a escola levaria o nome da artista, começamos um trabalho de apropriação. Pesquisamos sobre sua história e suas obras, fizemos desenhos de observação, retratos, pinturas e esculturas”, ressalta a docente.

O mais interessante, de acordo com ela, é que a escola já se preocupava com o mundo das artes e isso fez com que os alunos se engajassem mais no projeto. Além disso, dois professores de Artes pintaram um painel com o rosto de Tomie para estampar a homenagem à artista.

Desde que a escola foi inaugurada, dessa forma, a direção tenta realizar a mudança do nome. Nesse ano, o nome escolhido democraticamente agradou bastante todos os membros da unidade.

“Com o patrono escolhido, o conselho da escola repassou uma ata à Secretaria da Educação que deu continuidade ao processo para legitimar o novo nome”, finaliza Sandra Regina Costa, diretora técnica do Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar da Diretoria de Ensino Guarulhos Norte.