segunda-feira, 08/11/2004

Escola estadual de Irapuru participa do concurso “Construindo a Nação”

O Concurso “Construindo a Nação” foi instituído com o objetivo de estimular as escolas públicas e privadas a desenvolverem com seus alunos do Ensino Médio projetos de ação que contemplem […]

O Concurso “Construindo a Nação” foi instituído com o objetivo de estimular as escolas públicas e privadas a desenvolverem com seus alunos do Ensino Médio projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania. Este ano o concurso, realizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania juntamente com o Banco Santander-Banespa, recebeu inscrições de 233 escolas do Estado de São Paulo.

O projeto desenvolvimento pela EE Professor José Edson Moyses, da Diretoria de Ensino de Adamantina, orientado pela professora de inglês, Cleide Fátima Carazato Maranzate, surgiu de uma iniciativa dos alunos do Ensino Médio em realizar trabalhos voluntários nas áreas de filantropia, saúde e cultura.

O grupo de alunos faz apresentações de dança e de peças teatrais para os internos do asilo São Vicente de Paula e para as crianças da Creche Municipal de Irapuru “Otavina Caivano”, além de doações de remédios, roupas e cestas básicas realizadas durante as visitas às residências da população carente do município. A escola tem pretensão de manter o projeto nos próximos anos, devido à participação assídua dos alunos e da comunidade em geral.

São 191 inscritos da rede estadual de ensino, com 183 Escolas Estaduais e 8 (Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) e todas receberão certificado de participação. O projeto vencedor ganhará troféu e divulgação, tanto nacional como internacional, além da oportunidade do diretor e o orientador do projeto complementar seus estudos com cursos de pós-graduação, por meio de bolsas oferecidas pela Fundação Cásper Líbero.

A premiação ocorrerá no mês de março de 2005 em local, data e horário a serem posteriormente divulgados. A parceria conta com a colaboração da Secretaria de Estado da Educação, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), a Secretaria do Estado da Cultura, o Canal Comunitário, o Grupo de Cidadania Empresarial, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entre outros.

No planejamento do concurso está envolvida a interação de professores e alunos de ambas as redes estaduais e particulares. Todos os projetos inscritos participarão de uma seleção rigorosa, realizada pela direção da comissão técnica do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania.

As inscrições aconteceram do dia 3 de maio ao dia 6 de julho, mas as escolas tiveram até o dia 29 de outubro para apresentar seus projetos por meio do preenchimento de um criterioso roteiro e da apresentação de material fotográfico, pesquisas e relatórios.

Gabriela Ferraz