quarta-feira, 05/10/2005

Escola Estadual de Jundiaí será restaurada

Começou nesta semana a restauração do prédio da Escola Estadual Conde do Parnaíba, localizada na Diretoria de Ensino Jundiaí e situada no centro da cidade. A escola foi inaugurada em […]

Começou nesta semana a restauração do prédio da Escola Estadual Conde do Parnaíba, localizada na Diretoria de Ensino Jundiaí e situada no centro da cidade. A escola foi inaugurada em 1906 e tombada pelo CONDEHAAT – Conselho de Defesa Histórico e Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.

A restauração foi anunciada na última sexta feira de manhã no pátio da unidade. Participaram da cerimônia o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, Miguel Haddad, a Dirigente Regional de Ensino Eliana Maria Boldrin e o prefeito de Jundiaí, Ary Fossen.

De acordo com a Diretoria de Ensino, devido a importância histórica do prédio não poderá ser feita uma simples reforma no local. Alguns profissionais têm expectativa de descobrir coisas novas sobre o prédio, já que cada camada de pintura será lixada até chegar à parte original do edifício.

A obra será concluída em sete meses e serão investidos 603 mil reais. Segundo a diretora da escola, profª Cristina Zoega, os estudantes da unidade também estão envolvidos no projeto de restauração. “Com a reforma poderemos montar um museu histórico”, disse a diretora.

“O envolvimento dos alunos vai muito além, eles estarão responsáveis pela criação do novo brasão da escola, que será inserido no novo uniforme”, concluiu a profª Cristina.

Serão recuperadas na restauração, portas, assoalho de madeira, piso e até a pintura das paredes.

Alexandre Peppe