• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 11/05/2006
Livros

Escola Estadual de Macatuba lança livro sobre contos da cidade

Dezenove histórias foram selecionadas para compor o livro “A noiva do Bonfim e Outros Contos” A equipe da Escola Estadual Doutor Osmar Francisco da Conceição, de Macatuba, na região de […]

Dezenove histórias foram selecionadas para compor o livro “A noiva do Bonfim e Outros Contos”

A equipe da Escola Estadual Doutor Osmar Francisco da Conceição, de Macatuba, na região de Jaú, lançou no último dia 2 o livro A noiva do Bonfim e Outros Contos. O projeto buscou resgatar os fatos folclóricos da cidade com histórias trazidas pelos estudantes por meio de relatos de pais, amigos e vizinhos.

O livro foi produzido por alunos da 5ª série do ensino fundamental ao ensino médio. A direção da escola escolheu 19 contos distribuídos em 49 páginas impressas pela Editora Canal 6. No lançamento do livro, do total de mil unidades, cerca de 800 foram distribuídas para a comunidade presente ao evento.

“Houve um desempenho maravilhoso dos alunos e uma bela colaboração da comunidade para produzirmos o livro. O projeto ajudou a melhorar a redação dos nossos jovens”, comemorou a vice-diretora da escola, Marta Cristina Morsoleto. Ela adiantou que o tema do próximo livro será Poema e Poesia, com lançamento previsto para o fim deste ano.

Lenda

A história da Noiva de Bonfim é muito conhecida em Macatuba. Segundo a lenda, uma jovem chamada Cristiane sonhava em se casar. No dia de realizar seu sonho, a moça morreu após sofrer um acidente de carro quando estava a caminho do casamento. Desde então, os moradores mais antigos juram ter visto no quilômetro 121, trecho entre Macatuba-Lençóis Paulista, uma mulher na beira da estrada vestida de noiva. Verdade ou fruto da imaginação, o fato é que coube aos estudantes resgatar as lendas da cidade, imortalizadas em livro.