quarta-feira, 15/06/2022
Notícia

Escola Estadual de Mogi das Cruzes promove Fórum de Diversidades e Direitos Humanos

"Ser Diferente é Legal" foi o lema da primeira edição do evento ocorrido na escola Professora Lucinda Bastos

A Escola Estadual Professora Lucinda Bastos, em Mogi das Cruzes, realizou, nesta terça-feira (14), o 1º Fórum de Diversidades e Direitos Humanos. A ação contou com a participação da comunidade escolar e abordou diversos temas por meio de palestras, apresentações e exposições sobre diversidade cultural, étnica, de credo, de saúde física e mental e de gênero.

Além das apresentações que aconteceram no pátio, as salas de aulas da escola foram palco de exposições e rodas de conversas sobre temas relacionados, como Danças e Ritmos Regionais; Cultura Judaica: “Diário de Anne Frank”; Solidariedade; Ser Adolescente em 2022, entre outros. Todos os trabalhos foram desenvolvidos, durante o mês de maio, junto com os professores.

“É gratificante perceber o engajamento dos estudantes com as causas ligadas à diversidade. Abordar esses temas na escola é também uma forma de estimular o protagonismo entre os alunos”, comenta Valdenis Silva, diretor da escola. “Que essa edição seja a porta de acesso para outras ações importantes assim”, completa.

Uma das salas, por exemplo, abordou o tema Diversidade Culinária e suas Especiarias, com a apresentação de pratos típicos das diversas regiões do país, além de murais informativos com dados e curiosidades a respeito das receitas. Em outra, o tema foi Diversidade Religiosa.

“É muito legal a dinâmica que foi incorporada aqui, porque é bom ter conhecimento sobre entender as diferenças. Apesar de termos muitas coisas em comum, ainda assim temos nossas particularidades”, encerra Brenda Gonçalves, estudante do 9° ano do ensino fundamental.