sexta-feira, 10/12/2021
Destaque

Escola estadual de Ribeirão Pires realiza projeto sobre menstruação com estudantes

Projeto 'Bate-Papo de Garotas' aborda temas sobre ciclo menstrual, mudanças nas pré-adolescência e adolescência e distribui kits do programa Dignidade Íntima

A Escola Estadual Fortunato Pandolfi Arnoni, de Ribeirão Pires, realizou nesta sexta (10) a primeira ação do projeto ‘Bate-Papo de Garotas’, para conversar com as alunas dos 4º e 5º anos do ensino fundamental sobre as mudanças que ocorrem no corpo na pré-adolescência e adolescência, tirar dúvidas sobre temas relacionados à menstruação e distribuir kits do programa Dignidade Íntima.

“Aproveitamos a iniciativa pública estadual, tão importante e humana, e realizamos um desejo antigo de acolher as alunas nessa fase desafiadora que veio de encontro com alguns dos eixos propostos no programa, pois acreditamos que não basta apenas entregar kits, mas também formar, apoiar e acolher as alunas neste processo”, conta a vice-diretora Nathaly de Matos Mardegan Gallego, que liderou o projeto com a equipe escolar.

Durante a semana anterior ao bate-papo, foram distribuídos convites em formato de borboleta para que as alunas escrevessem suas dúvidas de forma anônima sobre o tema a ser discutido. “Pensamos em elaborar um convite com significado, que utilizasse uma linguagem que as alunas se sentissem acolhidas e que proporcionasse liberdade para apontar suas dúvidas. Foi quando pensamos na borboleta, que durante sua vida passa por transformações significativas”, explica a vice-diretora.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, estima-se que 1 entre 10 meninas no mundo sofrem com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, 1 em cada 4 mulheres já faltou à aula por não poder comprar absorventes. Diante desse cenário, o Programa Dignidade Íntima tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas da rede estadual, destinando mais de R$ 30 milhões às unidades escolares para a compra de produtos de higiene íntima menstrual via Programa Dinheiro Direto na Escolas (PDDE-SP).