quarta-feira, 12/05/2004

Escola estadual de São Bernardo promove mostra para comemorar Dia da Abolição da Escravatura

Alunos organizam exposição, espetáculo de teatro e feira gastronômica para divulgar a cultura afro-brasileira O dia da abolição da escravatura não passará em branco na E.E. Profª. Neusa Figueiredo Marçal, […]

O dia da abolição da escravatura não passará em branco na E.E. Profª. Neusa Figueiredo Marçal, em São Bernardo do Campo. Sob a coordenação das professoras de História, Cecília Vanzella de Jesus, e de Língua Portuguesa, Elizabeth Cunha Alves, os alunos de 6ª série do ensino fundamental montaram uma programação para comemorar o dia 13 de maio.

O evento, que começa às 13h, contará com a exposição de maquetes com bonecos vestidos tradicionalmente ao estilo afro, com roupas confeccionadas pelos próprios alunos, apresentação de painéis ilustrativos sobre aspectos da cultura negra e ainda com a apresentação do espetáculo teatral O Senhor e o Escravo. Com a ajuda das mães dos alunos, também será montada uma feira gastronômica, onde poderão ser degustadas delícias como canjica, bolo de fubá, cural e feijoada, pratos típicos da culinária africana.

A mostra faz parte do plano de ensino da unidade escolar que, desde o ano passado, inclui em sua programação eventos com a mesma temática. Durante todo o segundo semestre de 2003, alunos de 7ª série promoveram uma Mostra Cultural abordando o assunto, que voltará a ser tratado no segundo semestre, antecedendo a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.

A E.E. Profª Neusa Figueiredo Marçal fica na Rua Lúcia Zincaglia, 401, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo.