• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 17/11/2022
Notícia

Escola estadual de São José dos Campos promove Semana da Consciência Negra

EE Prof. Dorival Monteiro faz extensa programação artística com protagonismo estudantil

“Descolonizando Saberes” é a proposta da EE Professor Dorival Monteiro, do Parque Novo Horizonte, de São José dos Campos, para celebrar a Semana da Consciência Negra 2022. As atividades tiveram início no dia 16 de novembro e o encerramento acontece nesta sexta-feira (18). O objetivo principal é promover e valorizar a cultura afro-diaspórica e brasileira com envolvimento dos alunos e professores da unidade escolar.

Para a idealizadora do projeto, a professora de sociologia Luciana Brauna, o importante é que os estudantes sejam os protagonistas na luta pelo combate do racismo. “Os projetos foram construídos pelos estudantes com a mediação dos professores. O envolvimento deles possibilitou fazer o movimento de descolonizar o conhecimento ultrapassado e racista. Queremos que sejam capazes de reconhecer o vasto legado de saberes produzidos pelos povos negros”, comentou.

Ela reforça que este projeto, de caráter multidisciplinar, une todos os componentes curriculares, de diferentes áreas do conhecimento, que interagem com a temática étnico racial, com ênfase na superação do racismo estrutural e na valorização das histórias dos povos afrodiaspóricos e afro-brasileiros.

Para estes três dias de atividade, os organizadores elaboraram palestras, apresentações musicais, gastronomia e exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Também foram incluídas nas atividades a importância em compartilhar histórias de pessoas negras invisibilizadas e a oficina de bonecas abayomi, que as mães africanas faziam para as crianças com tecido.

Para o encerramento que acontece nesta sexta-feira, 18, a unidade escolar reservou a partir das 16h, apresentações de rap, jongo, roda de capoeira, exposições e atividade artística dos alunos. O último evento será às 20 horas com o show do grupo de samba “Tá de Brincadeira”.