• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/01/2023
Destaque

Escola estadual de Tietê passa por reforma antes da volta às aulas

Obras foram realizadas com verba do PDDE Paulista, programa de transferência de recursos financeiros às escolas públicas estaduais; nova Sala de Leitura, com acervo de 10 mil livros ganhou configuração mais moderna

Os recursos do Programa PDDE Paulista vêm transformando as escolas da rede estadual do Estado de São Paulo, com melhorias na infraestrutura, nos ambientes de aprendizagem e nos espaços dedicados aos alunos e profissionais da educação. A Escola Estadual Plínio Rodrigues de Moraes, no município de Tietê, é um dos exemplos da gestão eficiente dos recursos do programa. Para a volta às aulas, marcada para o dia 3 de fevereiro, os espaços da escola foram renovados, revitalizados e transformados. “A verba do PDDE é muito bem-vinda e veio para agregar. Agora não precisamos mais gastar dinheiro da manutenção para fazer as reformas necessárias”, conta o diretor da instituição, Osinaldo de Oliveira.

A sala dos professores, a cozinha e os banheiros dos profissionais foram totalmente reformados. Os pisos das salas de aulas foram trocados. Os laboratórios, o espaço de tecnologia, o Studio e a Rádio Plínio foram revitalizados. E até o início das aulas, a reforma dos banheiros dos alunos também estará concluída. Toda a parte de alvenaria e elétrica, bem como a instalação das divisórias de granito, portas de alumínio, cubas e espelhos já estão prontas.

O grande destaque fica por conta da nova Sala de Leitura. Anteriormente uma biblioteca com um conceito antigo, com ambiente sisudo e silencioso, foi toda reformada e ganhou uma configuração mais moderna, na qual os alunos podem ler as publicações, mas também ficar à vontade para descansar, conversar e fazer consultas, ou mesmo navegar em um dos sete notebooks que foram comprados para o espaço, que recebeu também nova mesas e cadeiras. Uma TV de 70 polegadas já foi instalada no espaço, e a instalação do ar-condicionado será a última etapa da obra. A nova Sala de Leitura conta com cerca de 10 mil títulos e a escola está terminando o processo para disponibilizar todo esse acervo na nuvem (via internet), por meio da aquisição de um software.

“Os espaços da escola foram transformados para garantir as necessidades e o conforto dos alunos e professores. O objetivo é garantir a qualidade tanto de ensino como de trabalho. A escola está linda e pronta para receber os estudantes na volta às aulas”, comenta Josimarie Julio, dirigente de ensino de Itu, que abrange o município.

Com 1.030 alunos, a E.E. Plínio Rodrigues de Moraes é a única escola estadual em Tietê que atende exclusivamente o ensino médio e recebe alunos de toda a cidade, que conta com uma população de 42,5 mil habitantes. Funciona em três turnos (manhã, tarde e noite) e oferece também educação para jovens e adultos.

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista), criado em 2019, é o programa de transferência de recursos financeiros às escolas públicas estaduais. O dinheiro enviado pela Secretaria da Educação às unidades escolares é gerenciado pela Associação de Pais e Mestres (APM) e deve ser utilizado em benefício da escola. Com os recursos, é possível realizar melhorias de infraestrutura, bem como comprar materiais e equipamentos. A proposta que o PDDE leva para a escola é de autonomia, de participação, de gestão democrática, assegurada na legislação. De 2019 a 2022, foram destinados R$ 3,3 bilhões para a iniciativa.