Os recursos do Programa PDDE Paulista vêm transformando as escolas da rede estadual do Estado de São Paulo, com melhorias na infraestrutura, nos ambientes de aprendizagem e nos espaços dedicados aos alunos e profissionais da educação. A Escola Estadual Plínio Rodrigues de Moraes, no município de Tietê, é um dos exemplos da gestão eficiente dos recursos do programa. Para a volta às aulas, marcada para o dia 3 de fevereiro, os espaços da escola foram renovados, revitalizados e transformados. “A verba do PDDE é muito bem-vinda e veio para agregar. Agora não precisamos mais gastar dinheiro da manutenção para fazer as reformas necessárias”, conta o diretor da instituição, Osinaldo de Oliveira.
A sala dos professores, a cozinha e os banheiros dos profissionais foram totalmente reformados. Os pisos das salas de aulas foram trocados. Os laboratórios, o espaço de tecnologia, o Studio e a Rádio Plínio foram revitalizados. E até o início das aulas, a reforma dos banheiros dos alunos também estará concluída. Toda a parte de alvenaria e elétrica, bem como a instalação das divisórias de granito, portas de alumínio, cubas e espelhos já estão prontas.
O grande destaque fica por conta da nova Sala de Leitura. Anteriormente uma biblioteca com um conceito antigo, com ambiente sisudo e silencioso, foi toda reformada e ganhou uma configuração mais moderna, na qual os alunos podem ler as publicações, mas também ficar à vontade para descansar, conversar e fazer consultas, ou mesmo navegar em um dos sete notebooks que foram comprados para o espaço, que recebeu também nova mesas e cadeiras. Uma TV de 70 polegadas já foi instalada no espaço, e a instalação do ar-condicionado será a última etapa da obra. A nova Sala de Leitura conta com cerca de 10 mil títulos e a escola está terminando o processo para disponibilizar todo esse acervo na nuvem (via internet), por meio da aquisição de um software.
“Os espaços da escola foram transformados para garantir as necessidades e o conforto dos alunos e professores. O objetivo é garantir a qualidade tanto de ensino como de trabalho. A escola está linda e pronta para receber os estudantes na volta às aulas”, comenta Josimarie Julio, dirigente de ensino de Itu, que abrange o município.
Com 1.030 alunos, a E.E. Plínio Rodrigues de Moraes é a única escola estadual em Tietê que atende exclusivamente o ensino médio e recebe alunos de toda a cidade, que conta com uma população de 42,5 mil habitantes. Funciona em três turnos (manhã, tarde e noite) e oferece também educação para jovens e adultos.
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista), criado em 2019, é o programa de transferência de recursos financeiros às escolas públicas estaduais. O dinheiro enviado pela Secretaria da Educação às unidades escolares é gerenciado pela Associação de Pais e Mestres (APM) e deve ser utilizado em benefício da escola. Com os recursos, é possível realizar melhorias de infraestrutura, bem como comprar materiais e equipamentos. A proposta que o PDDE leva para a escola é de autonomia, de participação, de gestão democrática, assegurada na legislação. De 2019 a 2022, foram destinados R$ 3,3 bilhões para a iniciativa.