quinta-feira, 30/06/2005

Escola Estadual de Votuporanga é sede do Planetário Itinerante

Mais de 1.200 alunos já visitaram o planetário Em comemoração ao Dia Internacional da Física (pelo calendário, em 19 de maio), 10 professores de Física com especialidade em Astronomia, resolveram […]

Mais de 1.200 alunos já visitaram o planetário

Em comemoração ao Dia Internacional da Física (pelo calendário, em 19 de maio), 10 professores de Física com especialidade em Astronomia, resolveram criar um Planetário Itinerante para percorrer o território Sul e Sudeste do país. A idéia é deslocar toda a estrutura de um planetário para as escolas e, assim, monitorar centenas de visitas de alunos. A iniciativa deu tão certo que os representantes da Fundação Clube de Astronomia Internet, localizado em Presidente Prudente, já estão com a agenda fechada para os meses de agosto e setembro deste ano.

Até esta sexta-feira, 1o de julho, o planetário estará na Escola Estadual Esmeralda Sanches da Rocha, localizada em Votuporanga, com oito sessões diárias. Cada sessão dura 50 minutos, com acesso para 24 alunos. Assim, a escola atende uma média de 200 alunos, por dia.

O dia de planetário na escola é bem agitado, pois ela também recebe visitantes de escolas particulares, municipais e membros da comunidade da região. Em Votuporanga, por exemplo, a Escola Estadual Walter Sanches da Rocha já recebeu mais de 20 unidades escolares desde o dia 27 de junho, num total de 1.300 alunos.

Os monitores, que são os próprios astrônomos, coordenam as aulas de conhecimentos gerais sobre a esfera celeste. Durante 50 minutos são demonstrados e discutidos temas como a origem das quatro estações, o pôr do sol, a posição da lua, pólos norte e sul, as principais estrelas e muito mais.

Segundo o coordenador geral do projeto, Gesoaldo Maia de Oliveira, o principal objetivo é trabalhar com foco no incentivo à Ciência. “A Ciência é muito pouco difundida no país, por isso a maioria das pessoas não se interessa, nem mesmo, em cursar uma faculdade de Ciências ou Astronomia”.

Em compensação, na EE Esmeralda os temas relacionados às áreas de Astronomia e Ciência são trabalhados com bastante interesse há cerca de três anos durante as aulas de Física, Matemática, Ciências e Geografia. Entre as atividades desenvolvidas, a escola costuma levar as crianças para locais onde é possível ver o eclipse e promove concursos e trabalhos escolares voltados às áreas de astronomia. O empenho da escola em difundir a astronomia é tanto que todos os custos de transporte, refeição e hospedagem dos monitores ficam por conta dela.

Para quem quiser conhecer o Planetário Itinerante ainda dá tempo. A EE Esmeralda Sanches da Rocha fica na rua Carlos Alberto Andrade Santoro, 1927. O telefone para agendar visitas é (17) 34214088.

No segundo semestre deste ano o Planetário Itinerante vai passar por Belo Horizonte, Paraná e capital de São Paulo. A data da visita em São Paulo ainda está sendo definida.

Paola Martins