• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/07/2022
Notícia

Escola Estadual desenvolve alimentador automático para animais com sucata eletrônica

A criação, produzida por dois alunos e um professor da EE Chácara Camponesa, de Francisco Morato, ganhou o 1º lugar na Mostra de Robótica da Expo Movimento Inova

 

“O projeto inicial não era com sucata, mas como não tínhamos o material, começamos a desmontar equipamentos que estavam para reciclagem. Moramos em uma região com poucos recursos e a impressora descartada foi uma forma de dar vida para o projeto. Aproveitamos o corpo para armazenar a ração e a porta, que é aberta quando acionada e serve de suporte”, explica o professor.

 

O equipamento permite que o responsável pelo animal programe e o acione de onde estiver por um aplicativo de celular. A capacidade de armazenamento é de 2 a 3kg, dependendo do tamanho da ração. “O aparelho tem uma câmera que movimenta 360° que permite ver, alimentar e falar com o pet”, conta Ricardo Lucas da Silva Melo.

 

“A parte mais desafiadora foi desenvolver o dispositivo de abrir e fechar. Tínhamos a ideia, mas não sabíamos como fazer”, lembra Pedro Henrique Mendes dos Santos. “No início até pensamos em colocar o aparelho para andar, mas chegamos à conclusão de que poderia assustar os bichinhos”, completa.

 

O projeto participou da Mostra de Robótica da Expo Movimenta Inova 2022 e ganhou o 1º lugar. “Nossa escola nunca participava das feiras de ciências nem da Mostra do Expo Movimento Inova, e nosso professor nos incentivou. Daí, pensamos em criar algo bem inovador para poder competir de verdade”, declara Pedro Henrique Mendes dos Santos.