quinta-feira, 07/12/2006

Escola Estadual do interior é premiada em concurso sobre prevenção de acidentes de trânsito

Competição promovida por concessionária de rodovias, em Rio Claro, premiou cinco escolas A Escola Estadual Dinah Lúcia Balestrero, de Brotas, foi uma das premiadas pelo Projeto Escola Centrovias nesta terça-feira, […]

A Escola Estadual Dinah Lúcia Balestrero, de Brotas, foi uma das premiadas pelo Projeto Escola Centrovias nesta terça-feira, dia 5, em Rio Claro, no interior do Estado. A unidade ficou entra as que se destacaram nas atividades relacionadas à proteção e à prevenção de acidentes de trânsito.

A solenidade realizada no Centro Cultural Roberto Palmari contou com a presença de dirigentes, professores, diretores e coordenadores das unidades localizadas em municípios cobertos pela concessionária. Uma das atrações foi a apresentação da peça “Humanização do Trânsito”. No elenco, vinte e cinco alunos de ensino médio da escola estadual de Brotas.

Foram anunciados ainda os dois alunos de ensino fundamental que venceram o primeiro Concurso de Natal: Caio Fernando Santucci Alves, aluno da 4ª série da EMEFEI Oscar Novakoski, de Dois Córregos; e Daniel de Camargo Neto, aluno da 7ª série da EMEF Profª Cecy Aparecida Rocha de Aguiar, de Santa Gertrudes.

Envolvimento

Para a diretora da Escola Estadual Dinah Lúcia Balestrero, Silvia Navarro, o envolvimento com a comunidade foi o principal fator para conquistar a vitória. “Nossos alunos e professores se envolveram do começo ao fim com o projeto. Os alunos do ensino médio criaram um grupo de teatro focado no tema e se apresentaram em praça pública. Também foram promovidas passeatas de conscientização nos bairros. E mais: elaboramos cartões de natal com frases de sensibilização e inserimos os temas relativos à humanização do trânsito dentro de todas as disciplinas”, detalhou a diretora.

Projeto Escola Centrovias

O Projeto Escola Centrovias atendeu este ano nove escolas estaduais, incluindo um total de 426 professores e 7.644 alunos. Ao todo, a Centrovias atendeu 25 escolas públicas da região, 810 professores e mais de 16 mil alunos. Temas como inclusão social, auto-estima, qualidade de vida e alcoolismo foram debatidos nas reuniões pedagógicas realizadas a cada dois meses para facilitar a integração dos educadores que trabalham em escolas das oito cidades atendidas pelo projeto.

Educar para Humanizar o Trânsito

O Projeto Escola Centrovias é uma expansão do projeto Educar para Humanizar o Trânsito, do grupo HOL Brasil. As atividades da Centrovias incluem a capacitação de diretores de escola, secretários municipais, dirigentes regionais, secretários de escola e professores. Participam do projeto as escolas situadas nas cidades de Brotas, Corumbataí, Dois Córregos, Itirapina, Jaú, Pederneiras, Rio Claro e Santa Gertrudes. Para 2007, a concessionária prevê a ampliação do projeto com a inclusão de mais dez escolas a serem ainda definidas.