quarta-feira, 12/04/2006

Escola Estadual do interior faz festa para comemorar 29 anos

São quase trinta anos descobrindo talentos que se destacam em vários acontecimentos da cidade, além de conquistar prêmios regionais e estaduais O mês foi de festa na Escola Estadual Cel. […]

O mês foi de festa na Escola Estadual Cel. José Inocêncio Moreira, em Bernardino de Campos, interior do Estado. A direção, professores, alunos, pais e integrantes do Escola da família realizam todo ano uma gincana de aniversário que já se tornou tradicional na cidade.

Vinte e nove anos de história

A escola foi inaugurada em 22 de fevereiro de 1977, no Bairro da Barra Funda, para atender a uma população de aproximadamente 3.500 pessoas. No início o prédio abrigava salas de 1ª a 6ª séries do antigo primeiro grau. Com o passar dos anos se ampliou por dentro e por fora, sendo inclusive premiado pela beleza do jardim mantido na parte externa. Em 1997, a unidade passou a se chamar Escola Estadual Cel José Inocêncio Moreira, atendendo alunos de 1ª a 4ª séries.

Luta da comunidade

Em 2000, o empenho e a dedicação da diretora na época, Eunice de Fátima Beleza Machado, e da dirigente regional de Ourinhos, Maria Regina Pereira de Araújo, impediram o fechamento da escola, que continuou com oito salas de aula até 2001, início da municipalização. Desde então vieram alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, já sob o comando da diretora Helena Carrilho Lopes da Silva.

Em novas mãos

Em julho de 2002 a escola ganhou nova diretora. Assim que assumiu, Valdinês Peruche ficou responsável por 320 alunos. Os que terminavam a 8ª série eram transferidos para a outra escola. Juntamente com o corpo docente, o Conselho de Escola e a Diretoria de Ensino de Ourinhos implantaram o ensino médio a partir de 2003. Hoje a Escola Estadual Cel. José Inocêncio Moreira conta com 650 alunos matriculados.

Uma escola diferente e com alunos felizes

Talentos não faltam na escola. Além de se destacar em vários acontecimentos da cidade e região, já ganharam prêmios regionais e estaduais como: Bovespa no Estado, Festival de Dança, Gincana da Cidadania, e até a participação no programa Viver Escola, da TV Cultura.

Futuros talentos

O ano passado marcou a formatura das duas primeiras classes de ensino médio. Vários alunos ingressaram em faculdades. Frutos de uma escola que mostra seu astral por todos os cantos. Já na entrada da escola (tire este “da escola”) é possível apreciar o colorido das pinturas confeccionadas pelos próprios alunos, e os bancos e mesas de alvenaria com jogos de dama e xadrez. Outra inovação é o uniforme dos alunos – idéia da diretora – que sempre investe em novidades e no bem estar dos alunos, levando em conta a evolução dos tempos. “Parabéns à escola José Inocêncio Moreira pelos seus 29 anos de história, e aos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade que muito contribuem para o desenvolvimento da unidade escolar”, conta a diretora.