• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 04/12/2006
Últimas Notícias

Escola Estadual do interior promove 2ª mostra cultural e científica

Fontes valiosas de história são resgatadas pela escola e comunidade A Escola Estadual Ary Picanço Barbosa de Almeida, de São José dos Campos, no interior de São Paulo, promove neste […]

Fontes valiosas de história são resgatadas pela escola e comunidade

A Escola Estadual Ary Picanço Barbosa de Almeida, de São José dos Campos, no interior de São Paulo, promove neste domingo, dia 2, a 2ª Edição da Mostra Cultural e Científica 2006, com o tema “Cidadania e identidade”. O objetivo é envolver alunos, professores e a comunidade no resgate da própria história, levando-os a compreender a importância da ação de cada indivíduo na construção da coletividade e demonstrar por meio da convivência o respeito às diferenças individuais.

Como será

A mostra contará com exposições de ciências por meio de experimentos, pesquisas, fotografias, maquetes, fotos do bairro, artesanato, mangá, quadrinhos e pinturas. Entre as atividades se destacam apresentações de corais e filmes das décadas de 70 e 80, época em que a escola foi inaugurada. Também fazem parte da programação canções natalinas, paródias e poesias com temas relativos à escola.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da unidade, Elisabete Alves de Castro, a idéia de criar o evento partiu dos pais. “A necessidade de resgatar a memória e a história da escola surgiu de alguns questionamentos formulados pelos pais dos alunos em reuniões promovidas pela equipe de gestão escolar, e de forma continuada, o grêmio da escola também se interessou pelo tema”, explica.

Pais, tios, avós… Todos ajudaram no levantamento de dados. A pesquisa uniu a evolução tecnológica da escola, uniformes já utilizados, personagens históricos, notícias de outros tempos, álbuns de fotografia, fitas vhs, cds, dvds que retratam as festividades culturais, desportivas e solenes que já aconteceram nos últimos anos.