• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/06/2005
Últimas Notícias

Escola estadual entra no roteiro do “Globo Ciência”

“Em muitas escolas o quadro negro já tem a companhia do computador. Quando eu era criança, o que tinha de mais bacana na escola era o laboratório de ciências. Hoje, […]

“Em muitas escolas o quadro negro já tem a companhia do computador. Quando eu era criança, o que tinha de mais bacana na escola era o laboratório de ciências. Hoje, toda escola, particular ou pública, sonha com uma sala de informática. Essa já tem a sua! Vamos ver em que a tecnologia ajuda na educação dos alunos aqui?”

 

 

 

 

Assim o ator Alexandre Piccini, que interpreta um viajante interessado em mostrar como a ciência colabora na aprendizagem, apresenta a sala de Informática da EE Tarcísio Álvares Lobo, no bairro do Limão, zona norte de São Paulo. O “Globo Ciência”, que comemora 21 anos no ar, viaja por todo o País para mostrar como a ciência se relaciona com os mais variados aspectos da vida social. A temporada de novos programas, ainda em fase de produção, estréia em agosto.

O “Globo Ciência” não escolheu à toa a escola que deve ser vista na telinha em setembro. Os 3.200 alunos dos ensinos fundamental, médio e suplência dos três períodos têm à disposição 16 computadores, usados com a ajuda de 12 alunos-monitores. “A palavra que melhor define a importância da informática pra gente é tempo. Um livro pode ter mais coisas. Mas a pesquisa no computador é mais ágil e fácil. Só não vale copiar e colar”, diz Renan de Oliveira Souza, de 16 anos, aluno do 3º ano do ensino médio, sobre a facilidade que o computador traz na hora de fazer os trabalhos escolares.

 

 

 

 

MAIS INTERESSE EM APRENDER

Para a professora de história, Isabel Vergely Fraga, entrevistada pela equipe do Globo Ciência, o computador entra como “uma nova estratégia, e com uma linguagem mais próxima do aluno, ajudando-o a aprender com prazer”. Apaixonada pelo que faz, Isabel comemora a chegada da tecnologia à sala de aula. “Na época em que estudei não havia esse recurso. Com o computador, o aluno aprende a pesquisar, relacionar informações, rever dados. Cabe ao professor estimular a criatividade para que ele não use a Internet como bengala”, ensina Isabel.

Serviço

O programa “Globo Ciência” é exibido pela TV Globo, aos sábados, às 6h30, e no Canal Futura, aos domingos, em dois horários: 14h e 19h30.

 

Celso Bandarra