• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/10/2005
Últimas Notícias

Escola estadual fez simulação do referendo 2005

Com o objetivo de informar os alunos sobre o atual tema do país, a EE José Juliano Neto, de São Carlos, mobilizou todos os seus alunos para participarem do projeto […]

Com o objetivo de informar os alunos sobre o atual tema do país, a EE José Juliano Neto, de São Carlos, mobilizou todos os seus alunos para participarem do projeto Referendo 2005. Foram três dias de evento com grupos divididos em sim e não.

Professores e alunos realizaram pesquisas externas para obterem informações sobre o tema, assistiram aos programas de TV, analisaram reportagens de revistas e jornais, além de utilizarem a cartilha do desarmamento como embasamento. Os argumentos foram montados pelos alunos, com a orientação dos professores de Português e História, em questões de oralidade, texto, constituição e leis atuais.

Nos dias 17 e 18 foi realizado no pátio da escola um debate envolvendo todas as séries, desde as 5ª séries do Ensino Fundamental até os 3o anos do Ensino Médio. Os alunos tiveram participação fundamental na preparação das questões e esclarecimento das dúvidas sobre o Referendo. Essa fase do projeto foi muito dinâmica, informativa e envolvente, pois os professores ficaram surpresos com o nível de questões dos alunos. Foram críticos e opinativos.

O projeto terminou no último dia 19 com uma eleição simulada, realizada na sala de informática. Os alunos puderam vivenciar a experiência de uma sala de votação no sistema eletrônico, com direito até a mesários. O resultado final do referendo pode ser conferido no gráfico, feito pelos alunos e professores de matemática.

 

 

 

 

 

NÃO – 337

SIM – 126

TOTAL DE VOTOS – 463

Paola Martins