sexta-feira, 22/10/2021
Notícia

Escola Estadual João Salgado realiza bate-papo com comunidade escolar sobre prevenção ao câncer de mama

Evento “Um tom chamado Rosa”, em parceria ao Grupo Marias do Centro de Referência da Mulher ‘Nica Pinotti’, promove atividades lúdicas em celebração ao Outubro Rosa

Em Matão, a Escola Estadual Deputado João Salgado Sobrinho, da Diretoria de Ensino de Araraquara, em parceria com o Grupo Marias do Centro de Referência da Mulher ‘Nica Pinotti’, realiza neste sábado (23) o evento “Um tom chamado Rosa”. Em celebração à campanha Outubro Rosa que estimula a conscientização e ressalta a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama, a unidade promoverá um bate-papo e atividades lúdicas com a comunidade escolar.

A ação será dirigida pela integrante e palestrante do grupo, a Senhora Nimuendaju Oliveira (Juju), que fará as orientações para todo o público presente na escola. Já as demais integrantes do grupo Marias darão seus depoimentos pessoais de como superaram o câncer de mama e hoje, jovens senhoras e idosas, são cheias de vida e carinho para distribuir.

O bate-papo irá apresentar instruções de como agir preventivamente ao câncer de mama, como é realizado o autoexame, onde procurar auxílio especializado, além de explicar quais as primeiras providências a serem tomadas diante do diagnóstico, os tratamentos e o sucesso da cura para salvar vidas.

Voltado para atender estudantes do 5º ano do ensino fundamental e mulheres de toda Comunidade Escolar (mães, avós de estudantes, professoras e funcionárias), a conversa espera receber cerca de 80 pessoas.

“O foco da ação realizada pela escola é que as mulheres conheçam essa doença, saibam como diagnosticá-la precocemente e o que fazer frequentemente para preveni-la”, pontua a diretora da escola, Cristiane Sampaio Geraldo.

Na sequência das orientações, o grupo Marias realizará uma apresentação musical para abrilhantar o evento, com as seguintes canções: “Lugar Comum”, “Rosa Vermelha”, Caminho das Águas”, “Homem de Saia”, “Lamento Sertanejo”, “Só quero um xodó” e “Sabiá”. Após as apresentações será realizado um sorteio com mimos doados pelo comércio local e no final oferecido um carinhoso café da manhã.

Para o Dirigente Regional de Ensino, Paulo Pereira, falar e desenvolver atividades neste mês reforça o trabalho pedagógico na vida das estudantes, principalmente em projetos que abordam a temática tão importante e necessária como a da saúde. ”Eventos como este dão a oportunidade das alunas serem orientadas, informadas e sensibilizadas quanto à importância do autocuidado, dos cuidados com a saúde, da prevenção, ouvindo mulheres como as que compõem o Centro de Referência da Mulher suas histórias de vida e de como enfrentaram e superaram os desafios postos pelo câncer de mama”, conclui.