Em Matão, a Escola Estadual Deputado João Salgado Sobrinho, da Diretoria de Ensino de Araraquara, em parceria com o Grupo Marias do Centro de Referência da Mulher ‘Nica Pinotti’, realiza neste sábado (23) o evento “Um tom chamado Rosa”. Em celebração à campanha Outubro Rosa que estimula a conscientização e ressalta a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama, a unidade promoverá um bate-papo e atividades lúdicas com a comunidade escolar.
A ação será dirigida pela integrante e palestrante do grupo, a Senhora Nimuendaju Oliveira (Juju), que fará as orientações para todo o público presente na escola. Já as demais integrantes do grupo Marias darão seus depoimentos pessoais de como superaram o câncer de mama e hoje, jovens senhoras e idosas, são cheias de vida e carinho para distribuir.
O bate-papo irá apresentar instruções de como agir preventivamente ao câncer de mama, como é realizado o autoexame, onde procurar auxílio especializado, além de explicar quais as primeiras providências a serem tomadas diante do diagnóstico, os tratamentos e o sucesso da cura para salvar vidas.
Voltado para atender estudantes do 5º ano do ensino fundamental e mulheres de toda Comunidade Escolar (mães, avós de estudantes, professoras e funcionárias), a conversa espera receber cerca de 80 pessoas.
“O foco da ação realizada pela escola é que as mulheres conheçam essa doença, saibam como diagnosticá-la precocemente e o que fazer frequentemente para preveni-la”, pontua a diretora da escola, Cristiane Sampaio Geraldo.
Na sequência das orientações, o grupo Marias realizará uma apresentação musical para abrilhantar o evento, com as seguintes canções: “Lugar Comum”, “Rosa Vermelha”, Caminho das Águas”, “Homem de Saia”, “Lamento Sertanejo”, “Só quero um xodó” e “Sabiá”. Após as apresentações será realizado um sorteio com mimos doados pelo comércio local e no final oferecido um carinhoso café da manhã.
Para o Dirigente Regional de Ensino, Paulo Pereira, falar e desenvolver atividades neste mês reforça o trabalho pedagógico na vida das estudantes, principalmente em projetos que abordam a temática tão importante e necessária como a da saúde. ”Eventos como este dão a oportunidade das alunas serem orientadas, informadas e sensibilizadas quanto à importância do autocuidado, dos cuidados com a saúde, da prevenção, ouvindo mulheres como as que compõem o Centro de Referência da Mulher suas histórias de vida e de como enfrentaram e superaram os desafios postos pelo câncer de mama”, conclui.