quinta-feira, 07/05/2020

Escola estadual mais antiga de Limeira completa 85 anos

Em virtude da quarentena, gestão da Escola Brasil reagendou as comemorações para o segundo semestre

A primeira escola pública da cidade de Limeira, a Escola Estadual Brasil, completa 85 anos nesta sexta-feira (8). Em 2017 passou a fazer parte de grupo de escolas do Programa de Ensino Integral (PEI), atendendo 800 alunos, entre ensino regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Diante da quarentena imposta pelo Covid-19, a gestão da escola reagendou as comemorações para o segundo semestre, quando está previsto um Sarau Cultural comemorativo com os atuais alunos, além de um momento de reencontro de ex-alunos de diferentes décadas.

Ao longo dos 85 anos de história, a escola foi expandindo e recebendo cada vez mais alunos, devido ao desenvolvimento econômico da cidade e a chegada de muitas famílias na região. Em 1939 a escola inaugurou seu prédio próprio, uma vez que a expansão acelerada do número de alunos fez com que as turmas estudassem em prédios separados.

Vários moradores de cidade foram estudantes da unidade e relembram com carinho do tempo da escola, como é o caso do Gabriel Soares, que foi aluno da escola de 1987 a 1994. “Minha mãe era professora da escola na época e morávamos a um quarteirão de lá, o que nos fez ter uma relação muito profunda com todos”, relembra. “Até hoje, quando volto para o prédio sinto uma nostalgia muito grande. Foram muitos bons momentos, boas lembranças”, conta Gabriel explicando que a escola é o seu atual local de votação.

A nova geração também reconhece o valor da escola e sente saudade da convivência com os colegas e professores, uma vez que a quarentena imposta pela Convid-19 impediu a convivência social diária. “Não vejo a hora de voltar para a escola e reencontrar amigos e professores. Minha escola é um lugar maravilhoso e significa muito para o meu futuro”, diz a estudante do terceiro ano do ensino médio, Anna Schonnor.

Com o passar do tempo, a estrutura da escola foi passando por melhorias estruturais, sendo a última concluída no início deste ano, com a manutenção das quadras, da fachada, da sala de vídeo e dos banheiros. Durante a obra, a escola ganhou mais uma sala de multimídia com o objetivo de enriquecer os ambientes de aprendizagem.

Há alguns meses na gestão da Escola Estadual Brasil, o diretor Carlos Eduardo Fontana, explica o significado da unidade para a comunidade escolar. “A escola Brasil é um marco na história de vida de muitos cidadãos limeirenses. Por aqui, foram iniciadas trajetórias de vidas incríveis e foi um espaço de construção e idealização de diversos sonhos. Ao longo desses 85 anos se tornou uma referência na área educacional de Limeira. Atualmente a comunidade visualiza a escola como um local de excelência de ensino, destacando a qualidade da equipe de profissionais e a pedagogia da presença que a escola exerce”, conta com orgulho.