quinta-feira, 03/09/2009

Escola Estadual oferece curso de informática para jovens e adultos

Aulas de Internet já aproximaram estudantes de parentes distantes A Escola Estadual Nova Luzitânia, na diretoria de ensino de Votuporanga, resolveu abrir as portas de sua sala de informática para […]

Aulas de Internet já aproximaram estudantes de parentes distantes

A Escola Estadual Nova Luzitânia, na diretoria de ensino de Votuporanga, resolveu abrir as portas de sua sala de informática para toda a comunidade aos finais de semana. Por meio do programa Escola da Família, professores e voluntários ensinam computação a cerca de 70 jovens e adultos, divididos em turmas pela faixa etária. São utilizadas apostilas elaboradas pelos profissionais da escola e distribuídas gratuitamente todos os participantes. No conteúdo a ser lecionado, o primeiro passo é a digitação. “Muitos nunca tiveram contato com um computador”, afirma a professora Angela Aparecida de Melo.

Mas o principal interesse da maioria dos estudantes é conhecer a Internet. “Há um grande número de alunos que vieram de outros estados e moram longe da família há anos. Através da Internet, eles podem se comunicar com os parentes distantes”, explica a professora. Esse é o caso de Maria de Lourdes, dona de casa de 58 anos e mãe de sete filhos, que ingressou no curso de informática em dezembro de 2008. O primeiro texto que Dona Maria digitou foi uma carta para a irmã, que mora em Minas Gerais, para contar que está aprendendo a digitar e a usar o computador. “Estou aprendendo aos poucos, mas pretendo continuar para escrever mais cartas a meus familiares. Me sinto feliz e agradecida por participar das aulas”, afirma.

As turmas para adultos, como Dona Maria, estão sempre abertas a novas inscrições e acontecem todos os sábados e domingos pela manhã. Já para os mais jovens, as aulas são oferecidas nos mesmos dias, mas no período da tarde.

Escola da Família

Desenvolvido desde 2003 pela Secretaria de Estado da Educação, o programa Escola da Família abre as escolas estaduais para a comunidade aos finais de semana. A programação é variada e oferece atividades culturais, esportivas e para a saúde.

Apenas durante o segundo trimestre de 2009, de abril a junho, foram realizadas mais de 300 mil atividades, nas quais participaram aproximadamente 3,6 milhões de crianças e jovens, além de 100 mil idosos.

“O programa Escola da Família reúne diversas iniciativas importantes, como esta em Votuporanga. São projetos de referência para toda a rede”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.