• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/05/2004
Últimas Notícias

Escola Estadual Professor Jacob Casseb sedia evento do projeto Escolas da Paz

“É possível alcançar a paz por meios pacíficos?” Esse é o tema que será discutido nesta sexta-feira, dia 7, até às 18 horas, durante o Fórum Online organizado pela Escola […]

“É possível alcançar a paz por meios pacíficos?” Esse é o tema que será discutido nesta sexta-feira, dia 7, até às 18 horas, durante o Fórum Online organizado pela Escola Estadual Prof. Jacob Casseb, em São Bernardo do Campo. Centenas de estudantes irão discutir o tema que há muito faz parte do cotidiano da comunidade local.

A unidade, que já foi palco de violência e encontra-se em um bairro conhecido pelo alto índice de tráfico de drogas, transformou-se em cenário para o nascimento do Projeto Escolas da Paz, que objetiva o resgate do espírito de colaboração e fraternidade nas comunidades escolares. O projeto é fruto de discussões nos fóruns do programa Enlaces, do Instituto do Banco Mundial, que cria comunidades de aprendizagem interativa, mediante o uso das telecomunicações na escola. Em âmbito nacional, o programa busca a colaboração entre o setor público, representado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, as escolas e o setor privado, representado por empresas da área comercial, industrial e de serviços.

Um programa de capacitação de alunos que se formaram “monitores” do laboratório de informática foi o começo de tudo. O espaço é o ponto de união da comunidade escolar e motivo de transformação social. Os alunos são os responsáveis pelas máquinas e diversas atividades desenvolvidas na sala de aula. Se no início eram apenas quatro estudantes, hoje a escola conta com mais de 30, com idades entre 11 e 19 anos, trabalhando ativamente.

Sob a coordenação da professora Anita Simão Bernacci, o evento contará com a visita de 119 pessoas, entre professores e estudantes, de cinco outras escolas de São Paulo, além de um Fórum Online ( http://www.enlacesbrasil.org/discus/messages/3407/3407.html ), do qual participarão jovens de todo o mundo, discutindo propostas para acabar com a violência no ambiente escolar.

O Programa Escola da Família se insere no evento levando para toda a comunidade shows de bandas locais, oficinas de pintura em tela e artesanato e aulas de Lien Ch’i, técnica de relaxamento chinesa, e de meditação com a professora Lílian Rodrigues, formada por um programa oferecido pela Secretaria de Educação.

Tudo isto para ver se é possível mostrar que a união pode fazer a diferença e se é possível fazer algo concreto a favor de um bem tão necessário quanto a garantia de paz para poder continuar aprendendo.