• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/05/2009
Últimas Notícias

Escola estadual promove feira de profissões

Profissionais de diversas áreas orientam alunos do Ensino Médio em rodada de palestras A procura do primeiro emprego e a escolha de uma profissão são assuntos que preocupam jovens e […]

Profissionais de diversas áreas orientam alunos do Ensino Médio em rodada de palestras

A procura do primeiro emprego e a escolha de uma profissão são assuntos que preocupam jovens e adolescentes que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho. Para ajudar os estudantes do Ensino Médio nesse processo, a Escola Estadual Romeu Montoro, em Sapopemba, região leste de São Paulo, implantou o projeto “Trabalhador Brasileiro” que promove um ciclo de palestras direcionadas aos cerca de dois mil alunos da unidade.

Na próxima quinta-feira (14/5), profissionais de diversas áreas vão inciar a rodada de debates. São médicos, dentistas, enfermeiros, advogados, técnicos em informática, administradores de empresas, fisioterapeutas e esteticistas que durante quatro horas vão contar como é a rotina de cada área, além de tirar dúvidas dos estudantes. Os participantes também receberão orientações de como confeccionar um currículo e de onde procurar emprego. Todos os profissionais estarão na escola, de forma voluntária, entre 19h e 23h.

Já no dia 20, o “Trabalhador Brasileiro” oferece palestra sobre cursos profissionalizantes e motivação profissional com representantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) da Vila Alpina. A palestra acontece às 20 horas.

Os professores e voluntários envolvidos no projeto também estão utilizando os computadores do Acessa Escola da unidade para orientar como os alunos devem utilizar a Internet para realizar pesquisas profissionais, cadastrar currículos e ter conhecimento das vagas de emprego oferecidas na cidade de São Paulo.

“Em sala de aula damos o preparo pedagógico para os alunos garantirem um espaço na sociedade, mas também precisamos incentiva-los e prepara-los para o mercado de trabalho. Iniciativas como as palestras são necessárias para que os adolescentes façam suas escolhas profissionais”, afirma Dinéia Pinto da Silva, coordenadora do projeto.