• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/10/2005
Últimas Notícias

Escola Estadual promove Feira do Conhecimento no interior de São Paulo

Evento que durou 3 dias, entre 18 e 20 de outubro, promoveu o encontro e a troca de experiências entre os estudantes Desenvolver as diferentes habilidades e competências dos alunos; […]

Evento que durou 3 dias, entre 18 e 20 de outubro, promoveu o encontro e a troca de experiências entre os estudantes

Desenvolver as diferentes habilidades e competências dos alunos; despertar a necessidade de um ajudar o outro, a escola e a família; aplicar conteúdos trabalhados em sala de aula; socializar conhecimentos com os colegas de outras escolas; e valorizar a produção e a criação individual e coletiva. Estes foram os principais objetivos da I Feira do Conhecimento realizada pela Escola Estadual Djalma Forjaz, em Porto Ferreira, no interior de São Paulo.

A idéia surgiu com a necessidade levantada por alunos e professores de dividir os conhecimentos, vivenciados em sala de aula, com a comunidade. A feira foi pensada e organizada durante as atividades de planejamento do segundo semestre, nos horários específicos para a discussão de projetos, e também em reuniões com o Grêmio Estudantil.

Processo de criação

No caso dos professores, as principais ações foram: desenvolvimento de atividades diferenciadas envolvendo coleta de dados por meio de pesquisas e observações, debates, uso de vídeo, dinâmica de grupo, música, confecção de cartazes, montagem de painéis, produção escrita de diversos tipos de textos, registro fotográfico, entrevistas, construção de maquetes, realização de experimentos e exposição argumentativa.

Trabalho que pode ser resumido com a frase de um dos professores e escritores mais respeitados do País. “Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.” (Rubem Alves).

 

Celso Bandarra