• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/10/2004
Últimas Notícias

Escola Maria Aparecida utiliza M.P.B. como ferramenta pedagógica

A EE Profº Maria Aparecida Rodrigues, localizada no município de Guarulhos, tem resgatado grandes valores da cultura brasileira por intermédio do projeto M.P.B., que visa à interação de jovens por […]

A EE Profº Maria Aparecida Rodrigues, localizada no município de Guarulhos, tem resgatado grandes valores da cultura brasileira por intermédio do projeto M.P.B., que visa à interação de jovens por intermédio da musica, tendo como resultado a queda da violência nas escolas.

O programa surgiu a partir da necessidade de criar estratégias que promovessem a socialização e a convivência por meio de atividades culturais.

Segundo a escola, a música é uma das expressões mais presentes na cultura brasileira. Ela como resultante de elementos sonoros, em conjunto ou não com textos escritos, pode enriquecer o trabalho nas escolas e ser instrumento de aprimoramento da leitura, da construção de textos diversos e da expressividade de cada aluno.

A apresentação dos trabalhos ocorreu no início de outubro por intermédio de música, dança e teatro. As modalidades reuniram jovens de todos os ciclos de Ensino Médio e Fundamental da instituição.

Educadores que implantaram o projeto M.P.B. afirmam que a reação dos alunos foi extremamente positiva, e que a avaliação foi baseada em termos de criatividade e originalidade de cada aluno.

Toda a rede de funcionários, colaboradores e superiores têm percebido grande autonomia, mais interesse e participação em relação aos estudantes em salas de aula.

Este resultado representa e justifica mais uma vez que a cultura pode e deve ser utilizada como ferramenta pedagógica, e que seu uso com responsabilidade pode trazer grandes resultados para aqueles que a adotam como instrumento de ensino.

 

Alexandre Peppe