E.E. Milton Cernach, em Guarulhos, participou da ação, realizada em parceria com o Instituto Unibanco, entre 2009 e 2012
Quem conheceu a escola estadual Milton Cernach, em Guarulhos, garante: a unidade passou por uma transformação nos últimos três anos. Alunos, professores e comunidade tiveram a ajuda do projeto Jovem de Futuro para dar uma grande virada e mudar, de forma significativa, o relacionamento entre direção e estudantes.
“Estamos no projeto, em parceria com o Instituto Unibanco, desde 2009. Fomos uma das primeiras escolas”, conta Geni Soares, diretora da E.E. Milton Cernach. Assim como a unidade de Guarulhos, cerca de 40 escolas participaram da fase piloto do projeto, que começou em 2009. Neste ano, a ação foi expandida e deve chegar a mais de 1.200 unidades até 2014.
No Jovem de Futuro, as escolas contam com apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, alcancem melhores resultados. “Conseguimos vários avanços”, afirma Geni. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Maria Nilza Amorim, a mudança mais perceptível está nos índices de evasão. “Em 2011, alcançamos um índice mínimo. A permanência do aluno na escola chegou a 96,41%”, relata.
Assim como para a equipe gestora, para os alunos a mudança também é notável. No projeto, alunos e direção trabalham em parceria na elaboração de projetos que melhorem a convivência e o desempenho dos alunos. “Quando comecei a participar ativamente, entendi qual é o papel da direção e da coordenação. Dessa forma, pude ver como realmente funciona uma escola”, explica Gilson Sabino, que cursa a 3ª série do Ensino Médio.