sábado, 21/09/2019
Governo do Estado de São Paulo
Avisos de Pautas

Escola na Capital recebe desfile sobre trânsito seguro

Escola recebeu desfile, panfletagem e filme sobre trânsito seguro

Até o dia 25 de setembro acontece a Semana Nacional do Trânsito. Nesse período, todas as escolas estaduais da rede são convidadas a promover ações que visam desenvolver conceitos sobre a prevenção de acidentes, as boas normais de conduta no trânsito e a importância da convivência pacífica entre motoristas e pedestres.

Um exemplo de ação aconteceu na Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, na Zona Norte de São Paulo. Na parte da manhã, os estudantes realizaram um desfile no entorno da unidade com panfletagem para a comunidade. O resto do dia foi preenchido com apresentações dos alunos sobre o trânsito e o meio ambiente. Também foi exibido um filme sobre o tema

Essa iniciativa foi realizada em parceria com a ONG Arteris. Já na próxima semana estão programadas mais visitas de alunos ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro, na Lapa, para conscientizá-los sobre os perigos e impactos dos acidentes. “Queremos levar os jovens para o centro Lucy Montoro, mostrar como o trânsito é uma parte de nossas vidas e como podemos melhorá-lo com pequenas ações”, pontua Elizabeth Gambini, da equipe da Secretaria da Educação.

Outra ação proposta pela Secretaria da Educação é a “I Mostra Virtual do Projeto Via Escola”. Nela estarão cartazes e frases de impacto utilizadas pelas escolas durante a Semana Nacional de Trânsito. Cada uma das 91 Diretorias de Ensino do Estado estará representada, cabendo à própria diretoria enviar as opções que julgar mais impactantes para o CRE Mário Covas, até dia 03 de outubro, no seguinte email: prêmioseconcursocre@educacao.sp.gov.br.

Sobre o programa Respeito à Vida

O programa do Governo do Estado de São Paulo atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo, envolve também as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

“O programa Respeito à Vida vai garantir à população, por meio de medidas preventivas e educativas, o direito de transitar por vias e rodovias paulistas com segurança. Com foco em educação e comunicação, o programa Via Escola, que será desenvolvido pela Secretaria de Educação e o Detran, vai levar para as escolas da nossa rede os conhecimentos necessários para que os jovens multipliquem essas ações de conscientização”, afirmou o Governador.

O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa e R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população.