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sexta-feira, 09/12/2011
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Escola na Vila Madalena promove atividade lúdica para ensinar matemática aos alunos

Os estudantes criaram sua própria moeda e simularam um mercado, para aprender mais sobre educação financeira e uso consciente do dinheiro Quem nunca teve medo de prova de matemática, que […]

Os estudantes criaram sua própria moeda e simularam um mercado, para aprender mais sobre educação financeira e uso consciente do dinheiro

Quem nunca teve medo de prova de matemática, que atire a primeira pedra. Pensando exatamente no receio dos estudantes em relação ao ensino da disciplina, professores da Escola Estadual Brasílio Machado, na Vila Madalena, zona oeste da cidade, desenvolveram uma atividade lúdica, com direito a mercado de mentirinha e aulas sobre inflação.

Com o objetivo de levar a matemática para o dia a dia das crianças e também orientá-las sobre o uso consciente do dinheiro, a equipe escolar desenvolveu com 150 estudantes do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental atividades como estudos sobre o custo de vida, pesquisa de preços e simulação de um mercado de produtos recicláveis, com moedas e cédulas próprias.

Na atividade, os estudantes também aprenderam a fazer tabelas de comparação de preços, demonstrando a importância da disciplina financeira. “É uma atividade lúdica que eles adoram. Qualquer pessoa gosta de jogar, por isso a ideia de ensinar jogando”, ressalta a professora de matemática Elenice Soares de Andrade. “O objetivo é trazer a matemática do cotidiano deles, da vida social para dentro da sala de aula”, explica.

A atividade mostrou que tem efeito rápido. Mal terminou a aula e aumento de interesse dos alunos já era visível. Para Bruno Brendo de Paula Pinto, aluno da 3° série do Ensino Fundamental, a compreensão da matéria ficou muito mais leve e prazerosa. “O que eu mais gosto é a hora de comprar, porque podemos escolher as coisas que queremos, parece que é para a nossa própria casa”, conta.

Um dos principais objetivos da escola é mudar a concepção das crianças para que elas se interessem pela matéria e se deem conta de que a disciplina está muito mais presente na vida cotidiana deles do que eles imaginam. “A matemática não tem que ser sisuda, não tem que se difícil, ela pode ser gostosa”, enfatiza a diretora Simone Santoro Romano.