• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/05/2014
Acessa Escola

Escola no interior inaugura Sala de Leitura com nome do editor de Grande Sertão Veredas

Espaço que reserva mais de 5 mil livros funcionará nos períodos de aula e aos finais de semana

A E.E. Cândido Portinari, em Batatais, interior de São Paulo, inaugura nesta quarta-feira (7), às 19h, a Sala de Leitura Editor José Olympio. O espaço de 57 metros quadrados tem amplo acervo com mais de cinco mil títulos, mobília nova, mesas, cadeiras e sofá para acomodar os visitantes.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Quando o aluno abrir as portas, ele vai entrar no túnel do tempo e se deparar com a leitura fotográfica, em papel e virtual. Esse espaço foi pensando para que o aluno tenha acesso ao passado, atualidade e tendências para o futuro por meio da internet”, diz a diretora Solange Navarro Fabbri.

As obras para a construção da sala começaram há um ano. Nesse período, a escola se mobilizou para a inauguração. O primeiro passo foi a escolha do nome, para isso, a direção foi às ruas ouvir a população.

“Pesquisamos qual nome seria mais adequado e optamos por José Olympio, filho de Batatais, editor de livros de autores consagrados da literatura nacional, como Guimarães Rosa, Jorge Amado e Monteiro Lobato”, explica Navarro.

Com o nome em mãos, os alunos gravaram um curta homenageando o antigo morador de Batatais e ensaiaram uma peça teatral que será apresentada na inauguração.

Horário

A Sala de Leitura José Olympio funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h30. Aos sábados e domingos, a unidade abre as portas para a comunidade por meio do programa Escola da Família. Nesses dias, a população terá acesso aos livros entre às 9h e 12h.

Localizada em um anexo, construído no terreno da unidade, a sala de leitura divide o prédio com o Acessa Escola, anfiteatro e memorial cinquentenário com a história da escola.

Sala de Leitura

As salas de leitura fazem parte de um série de ações desenvolvidas pela Educação para estimular o hábito da leitura. Criado em 2009 para atender alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, o projeto leva aos alunos jornais, revistas, livros, catálogo, orientação para pesquisa, letramento informacional entre outros.

As salas estão abertas para os alunos nos três períodos de aula, sendo coordenadas por professores. Esse incentivo já beneficiou mais de 2,5 milhões de alunos em toda rede: são 3.028 salas de leitura distribuídas nos municípios do Estado de São Paulo.

Serviço
Inauguração da Sala de Leitura José Olympio
Horário:
7 de maio, às 19h
Local: E.E. Cândido Portinari (Praça Coronel Nogueira, 1, Castelo, Batatais)