• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 08/08/2016
Boas Práticas

Mesas de pebolim e ping-pong são atrações durante intervalo escolar

Atividades criadas pelos alunos gremistas têm o objetivo de entreter toda a comunidade escolar

Quando bate o sinal para a hora do recreio uma multidão de alunos de aglomera no pátio da E.E. Professor João Alvares de Siqueira Bueno. É que na unidade de ensino, situada no município de Guarulhos, em São Paulo, as crianças têm à disposição mesas de pebolim e ping-pong para brincar durante o intervalo escolar. Os jogos são coordenador pelos alunos do Grêmio Estudantil Força Jovem, com o auxílio dos professores e gestores da escola.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Os professores escolhem aqueles alunos que merecem jogar, tanto por comportamento, quanto por notas. Pegamos aqueles que querem participar e deixamos eles escolherem em qual mesa querem praticar o jogo. Eles também podem jogar nas duas”, conta a pequena Angela Oliveira Feitosa, presidente do grupo.

“Isso é muito legal para ajudar a acalmar os alunos. Eles não ficam correndo na hora do intervalo e ajudou a se tornar um ambiente agradável”, afirma Eric Antonio Oliveira, vice-presidente do grêmio. 

Campeonatos e atuação na escola

A diversão é estendida além do recreio escolar. Na escola, os jovens gremistas também utilizam as mesas para fazer campeonatos. O objetivo é criar um ambiente descontraído para os estudos e que tenham o melhor aproveitamento possível. “Eles nos ajudam e a gente ajuda eles”, conta Angela. 

Além disso, o grupo gremista atua em outras questões escolares como elaboração de campanhas sociais, ambientais, entre outras. “Fazemos muitas campanhas dentro e fora da escola”, conclui o jovem Yan Antonio Vieira, auxiliar de meio ambiente da agremiação.