• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/08/2020
Sociedade

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo celebra 127 anos de fundação

Unidade promoveu comemoração com uma série de eventos online que destacou o papel social e as atividades desenvolvidas

O evento online Dia da Poli, em comemoração aos 127 anos de fundação da Escola Politécnica (Poli), no domingo (23), contou com a participação do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan. A iniciativa foi promovida pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), com a participação do Clube Minerva.

A transmissão ao vivo foi apresentada pelo ex-professor da escola e diretor-geral da AEP Dario Gramorelli e contou com a participação de docentes, funcionários técnicos e administrativos, estudantes e ex-alunos, de acordo com reportagem do Jornal da USP.

Durante as mais de três horas de programação, os espectadores tiveram a oportunidade de ouvir sobre a trajetória e a importância da Poli; sobre os projetos e as atividades desenvolvidas na pesquisa e na extensão e, ainda, refletir sobre questões importantes da ciência, como a equidade de gêneros na engenharia e a reinvenção da área na pandemia.

Fundada em 1893, antes mesmo da criação da USP, a Poli já formou mais de 30 mil engenheiros e seus especialistas e pesquisadores fizeram parte de importantes momentos da história, com contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.

“A Poli foi a primeira escola de engenharia do Brasil que trouxe a prática como parte fundamental da formação e, quando foi fundada, fazia parte de um projeto de fortalecimento do nosso Estado. Também foi onde se estabeleceram os primeiros laboratórios do País, ainda no século 19”, afirmou o reitor, que é professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil e atua na escola há mais de 40 anos.

Painel

Agopyan foi um dos debatedores do primeiro painel do evento, que teve como tema “Reinventando a relação academia, setor privado, público e comunidade”, em que foi discutida a função social da universidade durante a pandemia de COVID-19 e a capacidade da Poli de atuar na inovação e no combate ao coronavírus.

“A escola está nos novos tempos, preza a diversidade, desenvolve pesquisas e trabalhos e continua uma das melhores do mundo no ensino da engenharia”, salientou a diretora da Poli, Liedi Légi Bariani Bernucci.

Além do reitor e da diretora da Poli, também participaram do painel o vice-diretor da Poli, Reinaldo Giudici, e o professor e coordenador do Projeto Inspire, Marcelo Zuffo.

“A Poli tem no DNA o relacionamento com a sociedade, nasceu com essa missão. No século passado, a escola participou de tudo o que existiu em termos de evolução: as duas guerras, o desenvolvimento dos anos 50 e outros. Agora, a Poli está mostrando a sua competência em dar soluções em curtos espaços de tempo. O respirador [do Projeto Inspire] é um exemplo. É um grande feito. Isso aconteceu porque, na Poli, existem grupos de pesquisa bem estruturados que souberam atuar”, considerou o reitor.

As comemorações de aniversário tiveram continuidade nesta segunda-feira (24), com a palestra da equipe responsável pelo Projeto Inspire, que contou como foi a criação e desenvolvimento do ventilador pulmonar, os desafios e as conquistas.