• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 04/11/2014
Pais e Alunos

Escola propõe mais participação aos pais e conquista bom resultado no Saresp

Dia do Esquenta Saresp sensibiliza os pais sobre a importância do exame para a qualidade do ensino

De segunda a sexta-feira, a funcionária pública Rosangela Aparecida Gouvêa Souza acompanha seu filho Rogério Tadeu de Souza Junior até a E.E. Professor Ennio Voss, localizada na zona sul da capital paulista, onde cursa o Ensino Fundamental.

O cuidado é repetido em casa, no momento de responder as lições da escola. A mãe fica ao lado de Rogério e cobra dedicação. Seu envolvimento com a rotina escolar é reconhecido pelo filho. “Ela é minha segunda professora. Sempre ajuda quando tenho dúvidas com as lições de português e matemática”, explica o estudante.

Rosangela faz parte do grupo de pais e responsáveis que participam do Dia do Esquenta Saresp, promovido pela escola para sensibilizar as famílias dos estudantes sobre a importância do exame que diagnosticará o nível de aprendizagem das classes.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A ideia de envolver os pais é da diretora Wanley Businhani Biz. A organização para o dia de discussões começa depois das férias do meio do ano, na reunião bimestral. Os coordenadores e professores visitam as salas que participarão do exame para uma conversa preliminar, apresentado o Saresp e seus objetivos.

Após conhecer o funcionamento da avaliação, os responsáveis se reúnem com representantes de sala e da direção para contribuir com performance dos filhos por meio de sugestões que tornem o momento da aprendizagem significativo. Para Wanley, a figura dos familiares na escola faz com que o aluno “se fortaleça, ficando mais confiante no dia da prova. Quando os pais estão junto, apoiando, estabelecendo um espaço e horários para o estudo, com certeza o aluno conquistará um melhor desempenho”.

Avaliação

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é aplicado, desde 1996, com a finalidade de produzir um diagnóstico da escolaridade básica paulista. Nos dias 11 e 12 de novembro, mais de 1,3 milhões de alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual farão as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo 2014 (Saresp).

Nesta edição, serão avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química), além de redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Secretaria da Educação e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).