Um dos maiores escritores de Língua Inglesa do século XIX, Oscar Wilde dizia que a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida. Isso já é uma verdade para os estudantes da E.E. Alferes Henrique Sammartino, localizada na cidade de Jandira, município de São Paulo.
Na unidade de ensino, a professora de Artes, Michelle Araújo, idealizou, no primeiro semestre do ano passado o projeto “A vida imita a arte? Ou a arte imita a vida?”, que consistiu na releitura de obras de arte históricas por parte dos alunos, mas de uma maneira bem inusitada: na atividade, os estudantes vestiam-se de acordo com o movimento retratado.
Para realizar a ação, a educadora utilizou aparelhos celulares para as fotografias dos alunos participantes, que vestiram-se à caráter, imitando as grandes obras artísticas da história. “Retratamos movimentos como Rococó, Barroco, Impressionismo, Dadaísmo, Realismo, entre outros da história”, revela a professora.
Com as imagens prontas, a educadora realizou uma exposição no pátio da escola para todos os alunos e comunidade escolar. Também foi feita uma pesquisa sobre a biografia de cada artista e do movimento do qual fazem parte.
De acordo com a professora, o objetivo da iniciativa, que era despertar ainda mais o interesse dos alunos pela disciplina, foi atingido. “As aulas ficaram muito mais interessantes e os alunos se sentiram mais motivados a participar da aula com esse projeto”, afirma Michelle.