• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 02/03/2016
Boas Práticas

Escola realiza exposição fotográfica sobre movimentos artísticos da história

Ação aconteceu na E.E. Alferes Henrique Sammartino, em Jandira

Um dos maiores escritores de Língua Inglesa do século XIX, Oscar Wilde dizia que a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida. Isso já é uma verdade para os estudantes da E.E. Alferes Henrique Sammartino, localizada na cidade de Jandira, município de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na unidade de ensino, a professora de Artes, Michelle Araújo, idealizou, no primeiro semestre do ano passado o projeto “A vida imita a arte? Ou a arte imita a vida?”, que consistiu na releitura de obras de arte históricas por parte dos alunos, mas de uma maneira bem inusitada: na atividade, os estudantes vestiam-se de acordo com o movimento retratado.

Para realizar a ação, a educadora utilizou aparelhos celulares para as fotografias dos alunos participantes, que vestiram-se à caráter, imitando as grandes obras artísticas da história. “Retratamos movimentos como Rococó, Barroco, Impressionismo, Dadaísmo, Realismo, entre outros da história”, revela a professora.

Com as imagens prontas, a educadora realizou uma exposição no pátio da escola para todos os alunos e comunidade escolar. Também foi feita uma pesquisa sobre a biografia de cada artista e do movimento do qual fazem parte.

De acordo com a professora, o objetivo da iniciativa, que era despertar ainda mais o interesse dos alunos pela disciplina, foi atingido. “As aulas ficaram muito mais interessantes e os alunos se sentiram mais motivados a participar da aula com esse projeto”, afirma Michelle.