Para valorizar a cultura africana e mostrar como ela esteve – e está – presente na formação da sociedade brasileira, alunos e professores da E.E. Senador Filinto Müller se reuniram para realizar uma mostra cultural do tema. Com desfiles, peças teatrais, exposições, jogos e apresentações de dança, a atividade mobilizou aproximadamente 500 estudantes de Ensino Médio, que puderam aprender diferentes aspectos desta importante cultura.
“Um dos objetivos desse trabalho foi desmistificar as relações raciais no ambiente escolar, assim como as práticas e representações cotidianas, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer ainda mais essa cultura, promovendo nesses jovens a reflexão sobre conceitos de raça, etnia, estereótipos, racismo e preconceito”, destaca a professora Wanessa Santana, uma das idealizadoras do projeto.
Museu Afro Brasil reúne mais de seis mil obras da cultura africana
Se você é aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental, não deixe de conhecer o Museu Afro Brasil, no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Nele você poderá aprofundar os seus estudos e saber um pouco mais sobre a história da África e as influências na cultura brasileira.
Com mais de seis mil obras, como vitrines, quadros, peças, máscaras, estatuetas e vestimenta, os visitantes têm acesso também a peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje, indo do universo cultural africano ao afro-brasileiro.
Clique aqui e saiba mais sobre o Museu Afro Brasil.
SERVIÇO
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10 (acesso pelo portão 3)
São Paulo / SP – 04094 050
Fone: (11) 3320-8900
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h