• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 09/04/2018
Divulgação
Ensino Fundamental

Escola realiza programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física

Projeto da escola Professor João Ernesto de Souza Campo mostrou a importância da atividade física no dia a dia

Para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado na última sexta-feira (6), alunos do Alunos do Ensino Fundamental, da escola Professor João Ernesto de Souza Campos, localizada na capital paulista, participaram do projeto “Seja Ativo Todos os Dias!”, que teve como objetivo principal de conscientizar os estudantes sobre a importância da atividade física no dia a dia para a manutenção da saúde.

E os benefícios das atividades físicas para a saúde e qualidade de vida das crianças são inúmeros, como destaca a professora de Educação Física Luciana de Oliveira Morais. “O exercício físico praticado na infância contribui de forma significativa no combate à obesidade infantil, além de poder se tornar um hábito saudável na vida adulta. A criança que pratica exercício físico tende a ter uma melhor qualidade de sono, maior capacidade de concentração e melhora no aprendizado na escola, além de outros benefícios para seu corpo”, explica.

Alongamentos, músicas coreografas, relaxamento, além da produção de cartazes sobre o tema, foram algumas das ações realizadas pelas crianças do do 1º, 2º e 3º anos do Fundamental. E o cansaço não fez parte dessa programação, segundo a aluna Gabrielly Gomes da Silva, de 8 anos, do 3º ano do Fundamental. “Que as atividades físicas fazem bem para a nossa vida e ficamos mais fortes e felizes. Não devemos ser preguiçosos”, disse.

Um dos objetivos do projeto foi de levar o aluno e a sua família a compreenderem a importância da pratica de pelo menos 30 minutos de atividade diária. “Alguns pais, no final do período de aula, vieram me relatar que estão vindo buscar as crianças a pé e não mais de carro como faziam antes, e que quando vão tomar refrigerante, por exemplo, são advertidos pelos filhos para que tomem água para “poderem viver mais”. Isso me traz muita alegria e a certeza de que o ensino foi realmente significativo e apreendido pelos alunos”, conta professora Luciana.

Pelo o aluno Matheus Vitor, de 8 anos, do 3º ano, o objetivo foi alcançado. “Devemos fazer atividade física pelo menos 30 minutos todo dia para poder crescer forte e saudável, não ficarmos gordos e com doenças no coração”, explica.

Reduzir o estresse dos alunos, contribuindo para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico, auxiliando na aprendizagem; evitar o excesso de peso e a obesidade na infância; prevenir o aparecimento de doenças relacionadas à obesidade na infância; reduzir a tensão arterial e melhorar a autoestima dos alunos, foram os temas tratados durante as aulas de educação física.

A estudante Tiffany Vitória Rodrigues de Araújo, de 7 anos, do 2º ano, entendeu que precisamos de saúde para brincar com os amigos. “Sim é importante porque ficamos com a saúde boa e com um corpo saudável, além de poder jogar com nossos amigos. É muito bom”, fala.

Atividades físicas na escolas da rede

A Educação promove o estudo e a prática de diversas atividades físicas por meio das experiências de movimentos presentes no jogo, esporte, ginástica, luta e atividade rítmica e dança. Essas experiências, produzidas no interior de cada escola, têm por finalidade o despertar do interesse, a promoção do prazer, do gosto pela prática regular e a busca de uma melhor qualidade de vida no que tange à saúde e linguagem interativa com o ambiente em que se vive.