• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/03/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Escola Rodrigues Alves segue calendário de palestras até o final do ano

Nesta quinta-feira (22), alunos terão a oportunidade de debater sobre a prevenção de drogas

Alunos da escola estadual Rodrigues Alves, localizada no bairro Bela Vista, na capital paulista, terão a oportunidade de debater sobre a prevenção de drogas, nesta quinta-feira (22). A ação faz parte de uma parceria das entidades, sob a coordenação do Instituto dos Juristas Cristãos do Brasil, que constituíram um Grupo de Trabalho Pela Cidadania para reunir esforços e concentrá-los na realização de aprendizados da unidade de ensino, por meio do programa “Adoção Afetiva”.

“Entendemos que faz parte da nossa vocação, como ente da sociedade civil organizada, compartilhar experiências e conhecimento, notadamente com a escola pública, na certeza de que assim contribuímos com a formação cidadã de parcela dos brasileiros”, disse Gilberto Ribeiro, presidente do instituto.

A palestra “O papel da mídia na prevenção de drogas” será ministrada pela investigadora de Polícia e representante da Divisão de Prevenção e Educação do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC), Angela Campanelli, no auditório da unidade de ensino, às 19h30.

A escola vai receber uma palestra por mês até o final do ano. Segundo Thais Assad, diretora da unidade de ensino, a escolha dos temas é feita em parceria com o instituto. “No ano passado, as palestras aconteceram na escola e teve uma grande adesão. O Instituto sugeriu de dar continuidade e nos passaram alguns temas. Foi formado um calendário e a escola receberá uma palestra por mês até o final do ano. Estou adorando”, completa.

“Procuramos discutir as diversas temáticas primeiramente com a direção da escola, de modo que eles decidam o que é prioritário é relevante para o público que será alvo. Com base na devolutiva dos diretores e professores, fazemos o agendamento com os palestrantes”, disse Gilberto Ribeiro, presidente do instituto.

Programa Adoção Afetiva

O programa é uma ação voluntária e não onerosa. A Secretaria de Educa­ção, por intermédio da Diretoria de Ensino, apresenta aos interessados a serem “adotantes” cinco escolas estaduais dentro de um raio de 5 km do endereço ofer­tado. O adotante seleciona uma unidade, promovendo uma aproximação inicial onde podem desenvolvidas diversas ações. Caso queira, a empresa adotante pode adotar, inclusive, todas as escolas de uma mesma diretoria de ensino.