• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/05/2004
Últimas Notícias

Escola se inspira em Ziraldo para formar “meninos maluquinhos”

O título do livro do escritor brasileiro Ziraldo inspirou o projeto “Menino Maluquinho”, implantado pela Escola Estadual João de Souza Campos, no município de Cravinhos. O objetivo é desenvolver o […]

O título do livro do escritor brasileiro Ziraldo inspirou o projeto “Menino Maluquinho”, implantado pela Escola Estadual João de Souza Campos, no município de Cravinhos. O objetivo é desenvolver o gosto pela leitura e pela arte cênica, através do contato permanente com os livros e a sua utilização como exemplo prático nas aulas das mais diversas disciplinas.

Coordenado pela professora Aureluce Marica dos Santos, o programa vem alcançando resultados bastante positivos: os estudantes estão muito mais soltos e desinibidos no ambiente escolar.

Para os educadores locais, se aproximar do mundo da imaginação é o melhor caminho para que o aluno perceba as suas emoções e reconheça seus sentimentos, na mais importante revolução que o homem pode fazer para viver em um mundo melhor.

Neste sentido, a palavra “maluquinho” se refere à abertura da mente, ao livre pensamento que questiona conceitos pré-estabelecidos, como fazia o alegre personagem da história de Ziraldo.

Em determinado ponto, o garoto atuou como goleiro no time do sítio de seu avô. Desinibido, ele se atirava em todas as bolas, com gana, defendendo-se, de forma simbólica, dos ataques adversários. E conforme relato do filme, ele segurava tudo.

O texto dizia que ele pegava bolas no canto, no alto, no meio, defendendo de barriga, de bumbum, com as mãos, com os pés, salvando a si e ao seu time. Ele só não conseguiu segurar o tempo. Este, inexorável, o fez crescer e se tornar adulto.

Como os educadores querem que aconteça com seus alunos em Cravinhos, e o filme conta, o menino maluquinho se tornou um cara legal. E olhando para trás o homem já feito percebeu que, além de maluquinho, ele era, acima de tudo, um menino feliz.

Eugenio Goussinsky