A beleza negra, com toda a riqueza da sua cultura e história, ganha espaço na rede estadual de ensino, no III Fashion Week Beleza Negra que a Escola Estadual Solano Trindade, em Embu das Artes, realiza nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro, quando será realizado o desfile de encerramento, a partir das 13h00. O evento, que reúne alunos do Ensino Fundamental ciclo II e Ensino Médio, será composto de uma apresentação em traje social e outra com roupa esporte.
O propósito de realizar um desfile de moda com esse tema é mostrar alguns elementos da história, da vida, e algumas das características físicas e culturais da etnia negra, não só do Brasil, mas de todo o mundo. Até a semana do Beleza Negra, todas as disciplinas vão abordar o papel do negro na sociedade brasileira e sua contribuição para todas as outras nações. Ao mesmo tempo em que aprendem sobre a cultura negra, os estudantes assimilam o conteúdo pedagógico sem sair do foco da grade curricular.
Cada disciplina vai trabalhar o tema dentro de um contexto afim, como detalhado a seguir:
· História – Aspectos da escravidão à atualidade do povo negro;
· Geografia – distribuição da população negra no País;
· Ciências – doenças que afligem os negros;
· Português – personalidades negras da literatura que se destacaram no Brasil;
· Artes – caricaturas de personalidades afro-brasileiras;
· Matemática – porcentagem do negro (mercado de trabalho, esporte e política), e montagem de gráficos;
· Física e Química – elaboração de pesquisas internas envolvendo alunos, professores e comunidade, nos termos de escolaridade, profissão e cursos;
· Educação Física – coreografia em dança black;
· Biologia – nutrição (comidas de origem negra), montar livro de receitas;
· Inglês – influências norte-americana na cultura brasileira.
O evento é coordenado por toda a equipe pedagógica da EE Solano Trindade, que pertence à Diretoria de Ensino de Taboão da Serra. Os vencedores serão classificados por períodos, matutino, vespertino e noturno, e cada ganhador receberá, como prêmio, uma coroa, um manto e uma faixa.
Alexandre Peppe