• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 14/01/2019
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Escola transforma Sala de Leitura em um ambiente interativo

E.E. Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno fez alunos passarem mais tempo dentro da biblioteca

Espalhadas por todo Estado de São Paulo, as Salas de Leitura são ambientes que estimulam o aprendizado dos alunos da rede através de um trabalho interdisciplinar. Em muitas escolas estaduais, elas são responsáveis por mudar o hábito de muitas crianças e jovens.

Na capital, por exemplo, a E.E. Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno usou a leitura para tornar o ensino dos estudantes mais dinâmico e interativo através da Sala de Leitura da unidade. Para quem gosta de ler, escrever, conversar e até jogar xadrez, o ambiente ficou muito mais interessante.

“A ideia é transformar esse ambiente em um espaço de interação, um espaço vivo onde haja uma convergência de várias coisas”, explica a docente idealizadora do projeto, Norma Sueli Zuccheratto Perez. “Aqui a gente se emociona e traz o aluno para um outro mundo, uma outra realidade”, completa.

Colorida e agradável, a “Sala de Leitura Interativa” desperta o interesse dos estudantes para frequentar o local. “Eu fiquei muito curiosa e falei ‘ah, eu quero ver a biblioteca da escola’. Eu vim conferir, achei bem legal e estou aqui todos os dias”, conta a aluna Isabella Silva.

Além disso, o intuito da iniciativa é fazer com que os alunos sejam o tempo todo estimulados a conhecerem novas aventuras por meio dos livros, visto que, com a tecnologia, muitos deles acabam desinteressados.

“Hoje na escola tem muito mais alunos que valorizam o livro comparado com anos anteriores”, afirma outra professora da unidade, Danila Lofrano.

Luccas Enrique dos Santos se enquadra muito bem nesse nicho. “Na minha cabeça é uma 3ª Guerra Mundial entre o livro e o videogame. Mas, assim, às vezes eu prefiro ler um livro, mesmo”, brinca o pequeno.