sexta-feira, 27/11/2009

Escola usa celular para informar pais sobre frequência dos filhos

Em iniciativa pioneira, escola de Osvaldo Cruz integra chamada eletrônica com mensagens de celular Depois de instalar um leitor biométrico e inovar com a chamada eletrônica, a Escola Estadual Osvaldo […]

Depois de instalar um leitor biométrico e inovar com a chamada eletrônica, a Escola Estadual Osvaldo Martins, em Osvaldo Cruz, foi além. Para o ano letivo de 2010, a escola irá sincronizar o aparelho leitor de digitais com mensagens de celulares para que os pais fiquem sabendo se seus filhos chegaram ou não na escola. “Já fizemos os testes necessários e o sistema está funcionando perfeitamente. A partir do ano que vem, os pais que tiverem seus telefones cadastrados saberão se seus filhos estão na escola”, disse o diretor Sidney Zenaro.

O sistema funciona da seguinte maneira: ao chegar na escola o aluno deixa a digital no leitor biométrico. Em seguida, os dados são importados para o computador e uma relação dos presentes e ausentes é levada para os professores de cada classe. Depois, os dados são repassados para a internet e as mensagens são enviadas automaticamente para os telefones dos pais.

Zenaro lembra que somente os pais que concordarem com o procedimento e que fornecerem o número dos celulares poderão receber as mensagens. “Fizemos uma pesquisa e apuramos que 93% dos pais possuem telefone celular. Acredito que esta seja uma forma rápida de informá-los e deixá-los mais tranqüilos.”