quarta-feira, 25/04/2018
Foto Divulgação
Boas Práticas

Escola usa rede social e aproxima pais e mães da vida estudantil de seus filhos

Em Campinas, escola Marechal Mallet, de anos iniciais, somatiza mais de mil seguidores no Facebook

Já foi o tempo em que as pessoas ficavam sabendo das notícias apenas pelos meios de comunicação convencionais. Com a internet, os espaços ficaram menores e as pessoas agora se conectam, com um clique, nos quatro cantos do mundo. Por exemplo, atualmente, as redes sociais são excelentes ferramentas para transmitir o que acontece na escola. Na escola de Anos Iniciais Marechal Mallet, em Campinas, uma página no Facebook tem aproximado unidade e comunidade escolar.

As reuniões de pais e mestres acontecem, geralmente, uma vez por bimestre, e a maioria dos pais e responsáveis se faz presente. Mas, a direção percebeu que esse período é muito extenso, e encontrou uma maneira de diminuir esse espaçamento: a rede social.

“No começo eles ficaram um pouco receosos, porque não sabiam muito bem o que estaríamos postando. Fizemos a solicitação de autorização de imagens, e a maioria dos pais autorizou. Quem não autorizou a gente respeitou”, explica a diretora Cristina Munhaes. À medida que os responsáveis foram tendo contato com o conteúdo, passaram, naturalmente, a autorizar seus filhos.

Foi questão de tempo para que os envolvidos percebessem que o projeto era sucesso. “E a gente passou a anotar a quantidade de seguidores, começamos com 200, depois aumentou para 600 e hoje são mais de mil”, completa Cristina.

A equipe gestora que se formou a partir de agosto de 2016 chegou com uma visão mais democrática, e sempre acreditou na necessidade de divulgar as práticas realizadas no interior da escola. Com isso, deu a oportunidade para que pais e membros da comunidade conhecessem o que é realizado com seus filhos durante o período de aulas.

Telma von Zuben é a professora coordenadora pedagógica da Marechal Mallet, e trabalha na unidade há apenas um ano. Na antiga escola que trabalhava já desenvolvia um projeto semelhante, o que a deixou mais contente ao saber que poderia dar continuidade a algo que tanto gosta. Segundo ela, uma página presente a atuante na rede social “aproxima os pais dos saberes das crianças, do currículo da escola. E faz com que eles se envolvam mais, o que estabelece a parceria que todas as escolas querem ter: escola e família”, acredita Telma.

“E os pais vibram, a gente fez uma experiência com vulcões e eles amaram. Começamos com o período da manhã, e os pais da tarde queriam saber se os seus filhos iriam participar também, perguntavam se haveria gravação de vídeo para eles verem”, comenta aos risos a diretora.

A página no Facebook é um canal de comunicação e divulgação eficiente, a ponto de aproximar ainda mais unidade de comunidade. “Os pais consideram a Mallet uma escola muito boa e com tradição de anos, mas as portas não eram abertas. E com esse projeto a gente abre para os pais um canal em que eles conseguem acompanhar tudo aquilo que é feito dentro da escola e com os filhos deles”, finaliza Cristina Munhaes.