• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/08/2020
Pais e Alunos

Escola do Vale do Paraíba cria bate papo online sobre futebol para motivar alunos em isolamento social

A ideia desses encontros é fazer com que esses estudantes entendam que a dificuldade do distanciamento social não os impede do convívio online

A escola estadual Miquelina Cartolano, localizada em Lorena, no Vale do Paraíba, criou diversas atividades extracurriculares para auxiliar os alunos de anos finais e médio neste momento de isolamento social devido a pandemia da Covid-19.

Pensando nos quase cinco meses sem jogos de futebol, o professor de Educação Física Robson José Rosa desenvolveu um projeto online chamado Futpapo. “Os alunos estavam reclamando sobre solidão e falta de contato com os colegas, e precisavam de uma atividade para interagir. Com a volta dos times dentro de campo, veio a ideia de fazer essa interação com o futebol. O encontro acontece sempre às sextas-feiras e, na próxima, vou fazer a reunião com um grande amigo, o Renato Martins, que é ex-atleta profissional”, diz o docente.

Robson comenta ainda que os alunos precisam desse momento para que entendam que a dificuldade do distanciamento não é um impedimento de convívio social.

“Depois dos dois encontros que tivemos senti um carinho muito grande por parte dos alunos. Vi que a ideia estava funcionando quando, depois de um jogo de futebol, um dos alunos me mandou mensagem comentando o jogo. É algo muito motivador para eles”, comenta o professor.

Outro projeto criado pela escola é o “Jogando conversa fora” que traz encontros de Karaokê com os alunos de forma virtual, onde o professor compartilha a tela com letras de músicas para que eles cantem.

“Eu acho esses encontros fundamentais. Conseguimos bons resultados devido ao engajamento da escola. Estamos todos lutando pela mesma causa, preocupados com o lado socioemocional dos estudantes”, expõe a professora e coordenadora pedagógica da área de linguagens e códigos, Marilena de Domenico.

Em comemoração ao dia do estudante, a escola também fará um encontro, na semana que vem, com atividades e sorteios para o aluno superação, para aqueles que conseguiram se superar do primeiro para o segundo bimestre.