• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 17/12/2003
Últimas Notícias

Escola Zuleika de Barros encerra a programação do ano com espetáculo sobre mitos e lendas

A festa de encerramento do ano letivo da Escola Estadual “Profa. Zuleika de Barros”, Pompéia, zona oeste da capital, nesta quarta, 17 de dezembro, surpreende na proposta pedagógica e convida […]

A festa de encerramento do ano letivo da Escola Estadual “Profa. Zuleika de Barros”, Pompéia, zona oeste da capital, nesta quarta, 17 de dezembro, surpreende na proposta pedagógica e convida para uma viagem ao mundo da imaginação mostrando os mitos e as lendas com a utilização de  coreografias de diversos estilos compostas por profissionais.

O trabalho que envolveu  todo o corpo docente da escola, 80 professores e cerca de 1.800 alunos utiliza novas linguagens, técnicas mistas, ritmos variados, propostas cênicas experimentais e muita imagem de  lugares, deuses, musas, símbolos, entre outros.

A proposta pretende atingir toda a comunidade com o lúdico e deve transportar o público para o ambiente da história. O espetáculo organizado mostra os diferentes mitos e lendas que povoam a imaginação das pessoas permitindo a mistura da fantasia com a realidade. Cada coreografia demonstra uma interpretação diferenciada para contar as diversas histórias sobre o tema.

O trabalho intenso envolveu todas as disciplinas num contexto global de compreensão do mundo, a busca do homem desde o surgimento das primeiras sociedades, a reprodução de símbolos, os aspectos da realidade, a manifestação antropológica, a origem e o destino da humanidade e as estruturas sociais.

“Muitos povos em todo planeta possuem seus mitos e lendas, cada um com sua história, inclusive a brasileira, com sabor de uma fruta do mato, com cheiro do agreste e com a fantasia colorida com as tintas das nossas matas, além do encantamento tropical. É toda essa magia que iremos mostrar num espetáculo que misturará poder mágico, fadas e duendes, a luta do bem contra o mal e a grande criação do universo, segundo a mitologia”, concluiu a vice-diretora da escola, profª Regina de Fátima Carlucci.

A escola Zuleika de Barros sempre se destacou em seu trabalho pedagógico. Desde 1992, revela talentos e envolve a comunidade com uma trajetória interessante. Os projetos foram  se superando a cada ano. Começou  com o “Caça Talentos” , em 92, que detectou a dança como talento principal entre os  estudantes. A partir disso, todos os anos a escola encerra sua programação com um Festival de Dança sobre determinado tema.

Local: EE”Profa. Zuleika de Barros M. Ferreira”.
R. Padre Chico, 420 – Pompéia
Das 8h às 22h
Dia 17 de dezembro 2003
Responsável: Profa.  Maria Aparecida Zanutto Campos

Confira a progamação

DO OLIMPO AO AMAZONAS, MITOS E LENDAS QUE POVOAM A IMAGINAÇÃO DO HOMEM.

1ª PARTE

1-  .Mito da Criação do Universo e Deuses do Olimpo.

“Na antiguidade grega, a religião e a mitologia eram constituídas por um casal supremo – Zeus e Hera e outros doze deuses, que ram seus pares complementares”: (Zeus, Hera, Apolo, Ártemis, Atena, Afrodite, Ares, Héfestos, Hermes, Posseidon, Hades e Hestia).

Coreógrafo: Sulivam de Mello Reis – Balé Contemporâneo

Música:Trilha sonora – Cirque du Soleil

2-      .Apolo, o Condutor de Musas

“Apolo, o Deus da Luz, da Beleza, das Artes e da Profecia, comandava um séqüito de efebos que com ele aprendiam música, poesia e todas as formas consagradas ao nobre, bom e belo e á criação”.

Coreógrafo: Camila Fernandes – Balé Neoclássico

Música: Igor Stravinsky (Apollon Musagéte)

3-     A lenda da maça de ouro (Pomo da discórdia)

“Hera, Atena e Afrodite, qual a mais bela?  Quem Paris escolheu?”

Coreógrafa: Fátima Cabral Balé Neoclássico.

Música: As meninas – Carlos Moletta

4-     O rapto de Helena e a Guerra de Tróia.

“Um grande amor pode levar a ruína um homem ou um estado – Tanto faz, porque é feroz e indiferente”.

Coreógrafo: Miltom Coatti – Balé Clássico

Música: Sivan Like – Tchaikovski

5-Encantamento

“Quem tiver visto seu rosto e ouvido o seu canto uma única vez, jamais poderá esquecê-lo, mais cedo ou mais tarde irá atirar-se ao fundo dos rios ou mares para juntar-se ao corpo dela”.

Coreógrafo: Luis Adolfo de Santilli – Dança de salão (Salsa)

Música: Rico – Autor desconhecido

6-     Quíron, O sábio centauro

“Na constelação de sagitário, simbolizando o vôo da flecha, que através do conhecimento se ultrapassa e se transforma de ser animal em espiritual”.

Coreógrafo: Sulivam de Mello Reis – Balé Contemporâneo

Música: Trilha sonora – Cirque du Soleil

07- Boto Cor-de-Rosa, um ser encantado

“No coração da mulher ele é o grande esperado aquele que um dia pode chegar… o vago, o inesperado herói de todas as histórias de amor……Ela mordeu o sorriso, aceitou silenciosa e dançou….”

Coreógrafo: Luis Adolfo de Santilli – Dança de salão (samba de gafieira).

Música: Sacode Carola – Walter Alfaiateive.

2ª PARTE

8- Amazonas Guerreiras

“Da sociedade que as Amazonas construíram, seja na Grécia antiga ou no Amazonas pouco se sabe, o certo é que muitas descendentes sobreviveram e vivem entre nós, mantendo seu ideal de uma sociedade dominada por mulheres em que os homens são apenas seus servos”.

Coreógrafa: Fátima Cabral -Afro-moderno

Música: Colagem musical de ritmos afro.

09- Culto a Dionísio, a comédia

“Foi uma época áurea na qual era colocado no palco a força e o espírito de um tempo de vitória , um tempo de exaltar o homem para criar uma nova humanidade, um tempo de rir e de fazer pernsar.”

Coreógrafo: Luis Adolfo de Santilli – Dança de salão (Bolero)

Música:Have You Ever Really Loved A Woman? Bryan Adams.;Habanera – Bryan Adams.

10- Baco

“Suas lições tinham duas faces: aos amigos ensina que o vinho bebido com moderação proporcionava alegria, aos inimigos, provocava uma fúria selvagem e um grande mal estar”

Coreógrafa: Patrícia de Arruda Rabelo – Dança de salão e cenas teatrais

Música: Colagem Musical de diferentes ritmos.

11- Orfeu e Eurídice

“Quando a aurora chegou com seus cavalos vermelhos, não encontrou desespero na alma dos noivos. Orfeu e Eurídice sorriem como se nenhum mal lhes pudesse fazer o destino. Como se estivessem marcados para a felicidade eterna. Só a paixão vive neles”

Coreógrafa: Fátima Cabral – Balé neoclássico e moderno

Música:The concil of elrond – Enya

12 – Poções mágicas

“A vida é um reino encantado com contos de fada, madrinhas, bruxos e duendes”.

Coreógrafos: Thalita- Cruz Patrícia Rabelo- Dança de salão (soltinho)- Dança moderna

Música:The Phantom of the Opera – Dreams of Sanity – Andrew Loyd Webber

13- Vampiros

“Vampiros, seres da noite, condenados a imortalidade e a vida nas trevas, exerce uma eterna sedução”.

Coreógrafa: Fátima Cabral Tango (Pas-des-deux)- street dance

Música: La Comparsita – Carlos Gardel; Faint – Linkin Park

14- Encerramento

Luciane Salles