• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/03/2018
A Escola Que Queremos

#EscolaDaFamília: Bolsa Universidade recebe inscrições até o dia 15

Além do benefício próprio, os voluntários diminuem a distância entre escola e comunidade

O período de inscrições para o Bolsa Universidade, do Programa Escola da Família, está chegando ao fim. Os interessados têm até a próxima quinta-feira (15) para se cadastrarem. As informações do termo de adesão, necessárias para o cadastro de novos membros, podem ser encontradas nesse link.

– Clique e acesse o regulamento completo do Programa Escola da Família 2018

Para participar do programa, é preciso ter o Ensino Médio completo, ser maior de idade e estar matriculado em uma instituição de Ensino Superior que tenha convênio com o Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).

Todos os bolsistas devem apresentar projeto centrado em um dos 4 eixos do programa: saúde, trabalho, cultura e esporte. Mas, a gama de possibilidades é imensa, como contação de histórias, robótica, cultivo de hortas, dança, ginástica, esporte, artesanato e muito mais.

Os participantes, além do benefício próprio, possibilitam o encurtamento da distância entre unidades escolares e comunidade. Além da aproximação, “quando a comunidade escolar participa das atividades, ela está dessa forma enriquecimento o seu repertório”, acrescenta Carmen Lúcia Bueno Valle, coordenadora geral do Programa Escola da Família.

Segundo Carmen Lúcia, as atividades desenvolvidas são um complemento do currículo do Estado. A coordenadora afirma que “de fato, a escola aberta, aos finais de semana, deve estar em sintonia com o seu Projeto Pedagógico. Uma das diretrizes do Programa Escola da Família é a integração com a semana letiva”, completa.

Em complemento, Ana Maria Stuginski, da Operacionalização do Programa Escola da Família, explica que “quando a escola abre os portões para a comunidade, ela está dizendo: venham me conhecer e participar das atividades. Nesse sentido, o Programa Escola da Família tem dois dias no calendário dedicados especificamente aos pais dos estudantes da semana letiva, denominados como ‘Um dia na Escola do meu filho’, explica. Esse ano, a Coordenação Geral colocou como sugestão para esses dias a Caminhada do Outono, que deve acontecer em 7 e 8 de abril, onde pais e seus filhos serão convidados a participar dessa atividade.

As oficinas desenvolvidas no Programa Escola da Família não são apenas lúdicas, mas capacitam as pessoas para que consigam aperfeiçoar técnicas e alcancem melhores resultados até mesmo em suas atividades profissionais.

“O curso de aromatizantes que o PEF ofereceu, proporcionou-me agilidade e conhecimentos para lidar com vendas, planejamento e compra de materiais, dicas para conquistar clientes e oferecer meus produtos com qualidade”, explica Ana Paula dos Reis Machado, participante da comunidade EE Prof.ª Aparecida Ferreira Dourado de Carvalho, da Diretoria de Ensino de Taboão da Serra.

Informações de utilidade pública, e que nem sempre chegam com facilidade às casas da comunidade, também permeiam o Escola da Família. Em novembro de 2017, na E.E. Rocca Dordall, na Zona Leste da capital paulista, as famílias tiveram uma verdadeira aula sobre como manusear um botijão de gás de cozinha com segurança. “É muito bom e importante reunir as famílias, confraternizar e levar para elas alguma ação de utilidade pública, como foi o caso da consultoria sobre o uso dos botijões”, disse o diretor da unidade, Fernando Cezar Nogueira dos Anjos.

Atividades de lazer, esporte, cultura, artes e qualificação profissional integram o calendário de ações desenvolvidas em mais de 2,3 mil unidades escolares estaduais e municipais de 594 municípios paulistas aos fins de semana. As atividades com os novos bolsistas começarão no dia 3 de março.

Sobre o Programa

O Programa Escola da Família tem 14 anos de ações que integram escola e comunidade. Entre março e outubro de 2017, mais de 10 mil bolsistas desenvolveram trabalhos dentro da iniciativa, e as atividades são as mais variadas. É possível encontrar cursos de idiomas, mutirões de limpeza, cursos de artesanato e pintura, workshops, cursos preparatórios para o vestibular e oficinas de esportes que vão além do tradicional futebol.