• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 31/08/2016
Escola da Família

#EscolaDaFamília13Anos: atividades culturais marcam os fins de semana nas escolas estaduais

Programa conta com oficinas de música e teatro aos sábados e domingos

Atividades culturais também se fazem presentes no Programa Escola da Família, que completa 13 anos de funcionamento nas escolas da rede estadual paulista no mês de agosto. Tanto aos sábados, quanto aos domingos, pais, alunos e professores participam de oficinas de música, teatro, artesanato, entre outras.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Quem visita a E.E. Doutor Paulo Lauro, por exemplo, têm a oportunidade de assistir apresentações de teatro, exibição de filmes, além de participar de projetos de pintura e capoeira. Tudo isso à batuta das músicas do “Som Livre”, iniciativa que traz canções de diferentes tipos de gêneros para dentro da escola. “Temos em média mais de 300 pessoas aos fins de semana aqui. Nas salas de aula, às vezes chegamos a ter até 37 estudantes tendo aula com professores voluntários”, afirma Wiliam Félix Castilho, coordenador do Programa Escola da Família na unidade de ensino da capital paulista.

Em Paraisópolis, a comunidade no entorno da E.E. Professor Homero dos Santos Fortes teve a oportunidade de assistir à apresentação da orquestra sinfônica Filarmônica que, além de trazer a música clássica para dentro da escola, promoveu uma verdadeira aula sobre instrumentos musicais, arranjos, entre outros componentes que fazem parte de uma orquestra.

“O maestro Paulo trouxe não só a apresentação, como todo o conhecimento de música clássica para as pessoas que estiveram aqui. Houve apresentação de instrumentos, criação de arranjos, entre outras atividades”, afirma Dalila Alves Branco Vitorino, vice-diretora do programa Escola da Família na E.E. Professor Homero dos Santos Forte.

Escola da Família

Iniciado em agosto de 2003, o Programa Escola da Família estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos fins de semana para a prática de atividades, que se organizam em quatro eixos: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda.

Segundo um levantamento feito pela Educação, o estado de São Paulo possui 2,2 mil escolas que fazem parte do programa. O programa ainda conta com a participação de voluntários, que podem se inscrever para atuar no programa. Saiba mais aqui.