• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/03/2004
Últimas Notícias

Escolas ajudam no combate à dengue

Amanhã, sábado (27), é o dia “D” de combate à dengue. Todas as escolas estaduais estarão abertas com o programa Escola da Família desenvolvendo a campanha “São Paulo Chuta a […]

Amanhã, sábado (27), é o dia “D” de combate à dengue. Todas as escolas estaduais estarão abertas com o programa Escola da Família desenvolvendo a campanha “São Paulo Chuta a Dengue para Longe”. O lançamento da campanha coincide com o período (meses de abril e maio) em que, historicamente, há maior incidência de casos da doença. O objetivo é conscientizar a comunidade para a necessidade de se eliminar os focos do mosquito da dengue (Aedes Aegypiti).

Serão organizadas equipes nas escolas para orientação da comunidade. O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas, acredita no resultado do trabalho conjunto com a Educação. Segundo ele, 90% dos mosquitos são criados no ambiente doméstico. Por isso, todo o trabalho educativo tem dado excelente resultado. O principal público-alvo do programa são as crianças. Para elas, foram desenvolvidos métodos lúdicos de aprendizado. O mascote deste ano é o “Dengue Boy”, que será a referência no material pedagógico que conta com máscaras do personagem, folhetos com os dez mandamentos contra a dengue, bolas temáticas e adesivos.

Jovens e crianças têm grande potencial multiplicador, ou seja, muitas vezes levam à família e aos amigos o que acabaram de aprender, criando um círculo virtuoso. “O índice de casos da doença caiu em 2003, porque foram 340 mil professores e seis milhões de alunos nos ajudando”, salientou o governador Geraldo Alckmin.

Aline Viana