• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 01/02/2023
Notícia

Escolas da Baixada Santista preparam acolhimento de estudantes e professores para a volta às aulas

As aulas retornam no próximo dia 3 de fevereiro nas unidades da rede

A volta às aulas está cada vez mais próxima para estudantes e servidores da rede estadual de São Paulo. O próximo dia 3 de fevereiro, marca o retorno de alunos veteranos e o ingresso dos novos. Visando recebê-los, as unidades de ensino da Baixada Santista preparam diversas ações de acolhimento.

Na Escola Estadual Júlio Conceição, unidade dos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano), localizada na cidade de Cubatão, os jovens serão recepcionados com muito entusiasmo pelos alunos acolhedores, conhecidos como “Os Laranjinhas”. O time tem cerca de 35 membros que se destacaram por seu protagonismo e comprometimento.

Na sexta-feira (3), o grupo irá apresentar a unidade e explicar como funciona o ensino integral, além de desenvolver dinâmicas socioemocionais, como o “Varal dos Sonhos”. Ao final do dia, os novos alunos fazem uma apresentação sobre as atividades do dia.

A equipe escolar também desenvolve um importante trabalho no acolhimento dos pais e responsáveis. Antes do início do ano letivo é feita uma reunião explicando o funcionamento da unidade e tirando dúvidas.

“O acolhimento consiste na relação estabelecida entre a escola e os alunos com suas famílias, objetivando um ambiente de convivência seguro, acolhedor e colaborativo. Ele é parte fundamental do aprendizado e contribui para a formação dos alunos e no desenvolvimento de suas habilidades essenciais”, avalia Rita de Cassia Cardozo de Paulo, diretora da escola.