Neste sábado (4), as mais de 2 mil unidades do programa Escola da Família reabrem as portas à comunidade. Após o recesso em dezembro e janeiro, as atividades gratuitas estão de volta em todo o Estado. O foco, em 2017, são as ações de incentivo ao trabalho voluntário. Para isso, a Secretaria da Educação definiu para fevereiro o período de cadastro de interessados.
Para participar do programa, não é preciso ser estudante da rede estadual. Basta criar um projeto em um dos quatro eixos do PEF: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda. Os temas devem se adequar ao público de cada unidade também. O termo de adesão está disponível no Portal da Educação (educacao.sp.gov.br/escoladafamilia).
“Neste ano, nosso grande enfoque é investir nas ações de incentivo à participação de voluntários no programa. Quanto mais pessoas estiverem dispostas a dividir conhecimento, mais a comunidade escolar enriquece. No ano passado, mais de 11 mil voluntários estavam cadastrados”, afirma Ricardo Addeo Dias, coordenador da Escola da Família.
Programação na capital e interior
Entre as atividades organizadas para este fim de semana, a Escola Estadual Tide Setubal, na capital paulista, prepara um café da manhã comunitário, bazar de roupas gratuitas e muito esporte como futebol, vôlei, basquete e tênis de mesa. Em Peruíbe, na Escola Estadual José Batista Campos, quem chegar à unidade poderá jogar tênis de mesa, participar de oficinas de violão, cavaquinho, pintura, informática, técnicas de redação, além das escolinhas de futebol de salão.