O Natal está chegando e as escolas estaduais de São Paulo já prepararam suas celebrações. Em todo o Estado, as unidades de ensino já estão realizando diversas atividades recheadas de solidariedade, apresentações artísticas – como os tradicionais corais natalinos – e também relacionadas à sustentabilidade.
Em Mogi das Cruzes, por exemplo, a E.E. Professor Firmino Ladeira realizou uma arrecadação de brinquedos que serão doados a uma creche. Já na E.E. Paulo Tapajós, na mesma região, os alunos reuniram mais de 1,5 mil garrafas pet para a construção de uma árvore de Natal sustentável de quatro metros de altura.
Em Franca, o ‘Projeto Ho Ho’ distribuirá mais de três mil brinquedos a crianças da região. A ação acontecerá em seis escolas estaduais e contará com a presença do Papai Noel. A confecção das bonecas de pano e dos carrinhos de madeira contou com a parceria da comunidade, que cedeu retalhos de pano e de madeira, que foram reaproveitados. Saiba mais aqui.
Na E.E. Professor João Cândido, em São Paulo, o ‘Projeto Natalino Sustentável’ também utilizou diversos materiais recicláveis para enfeitar a unidade de ensino, como rolos de papel higiênico, caixas de leite e copos descartáveis. O trabalho estimula a criatividade e conscientiza os estudantes sobre a importância do reaproveitamento de objetos.
O projeto de fim de ano nas escolas estaduais também está relacionado às apresentações musicais. Em Itapetininga, os alunos do Ensino Fundamental da E.E. Professor Sebastião Pinto realizaram uma ‘Cantata de Natal’. Já no município de Itápolis, alguns estudantes da E.E. Professor Sebastião Francisco Ferraz de Arruda fizeram uma apresentação de flauta doce, violino e teclado com a professora de música de um instituto local.
Na capital paulista, a E.E. Brasílio Machado realizou na semana passada uma oficina de confecção de panetones com pais e alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Saiba mais aqui.
As ações de fim de ano nas escolas estaduais estão articuladas aos projetos da Educação, que visam ampliar a participação da comunidade no ambiente escolar.