• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/11/2016
Educação Especial

Escolas da rede podem aderir a 9ª Edição da Virada Inclusiva

Atividades devem acontecer dentro do Programa Escola da Família, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a cidade de São Paulo será palco da 9ª Virada Inclusiva, evento cultural que tem por objetivo dar visibilidade à garantia do pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas. As escolas da rede, por meio do Programa Escola da Família, podem promover atividades voltadas à inclusão da pessoa com deficiência, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As ações da virada devem contemplar itens de acessibilidade como audiodescrição, interpretação na Língua Brasileira de Sinais e o Desenho Universal. Para aderir à Virada, as escolas da rede podem encontrar auxílio das Diretorias de Ensino da sua região.

Serão 36 horas de diversão inclusiva e informação, com participação plena de todos os cidadãos. Além das atividades da escolas, que podem compreender mostras teatrais, apresentações de dança, oficinas e outros, os eventos acontecem simultaneamente numa variada gama de espaços, como parques, teatros, estações de Metrô, instituições, equipamentos e nas ruas, em diversos municípios do estado de São Paulo.

Sobre a Virada

Idealizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, com apoio da Secretaria da Educação, a “Virada Inclusiva” tem como princípio render maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer. 

Educação especial na rede estadual

A rede estadual paulista é pioneira na implantação de políticas de atendimento educacional especializado aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas públicas, implementando uma política pública de atendimento. 

Sob responsabilidade do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), que visa a criação de um sistema de apoio, a Educação oferece reais oportunidades de inclusão, tornando a sociedade mais equânime, menos segregatória e mais democrática.

Para mais informações, clique aqui.